A proposta deste relato de experiencia tem por objeto apresentar e discutir a trajetória da formação de professores dentro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, no contexto maranhense. Como é sabido, o PARFOR é um programa especial criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e seu objetivo principal é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para estes professores, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País. Nessa direção, a UFMA, se propõem a trazer à baila a temática de formação inicial de professores dentro de cada especificidade do seu estado e da sua instituição. Serão apresentados recortes da dinâmica da formação docente no PARFOR e seus desdobramentos, que evidenciam avanços, conquistas e desafios. Esperamos acirrar mais a discussão da formação de professores dentro do Programa PARFOR, com ênfase sobre as experiências ao longo dos 14 nos de existência do PARFOR na Universidade Federal do Maranhão-UFMA e as suas ressonâncias na profissionalidade docente e o legado do programa para a educação básica e as licenciaturas na universidade.