Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A INICIAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103986
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1548
    "inscrito_id" => 2225
    "titulo" => "A INICIAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO"
    "resumo" => "As atividades assinaladas neste relato de experiência foram realizadas no âmbito do PRP biologia, em Salvador. Em razão da natureza desse relato, justifica-se o uso da primeira pessoa do singular em alguns momentos. Procurou-se aliar as atividades realizadas pelos residentes, às alterações promovidas pela reforma do ensino médio, considerando a redução de carga horária da biologia, para a implementação dos Itinerários Formativos (IF). Nesse sentido, as atividades extra-classe (instagram e site), realizadas por meio do BIO-SOCIAL, e os momentos de formação coletiva, promovidos pelo BIO-LOGAR, foram sobremaneira relevantes para o contato dos alunos com temáticas que não são tratadas em sala de aula por escassez de tempo. O planejamento das atividades e a regência foram fundamentais nos dois primeiros módulos do PRP biologia, que fomentaram a socialização entre os residentes, os preceptores e a professora orientadora. A troca de expectativas e experiências revelou-se indispensável ao passo que favoreceu o diálogo e encontro de soluções para problemas que pudessem vir a surgir."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2225_TB1548_22092023180045.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS CRUZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS CRUZ"
    "autor_email" => "lcruz2502@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103986
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1548
    "inscrito_id" => 2225
    "titulo" => "A INICIAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO"
    "resumo" => "As atividades assinaladas neste relato de experiência foram realizadas no âmbito do PRP biologia, em Salvador. Em razão da natureza desse relato, justifica-se o uso da primeira pessoa do singular em alguns momentos. Procurou-se aliar as atividades realizadas pelos residentes, às alterações promovidas pela reforma do ensino médio, considerando a redução de carga horária da biologia, para a implementação dos Itinerários Formativos (IF). Nesse sentido, as atividades extra-classe (instagram e site), realizadas por meio do BIO-SOCIAL, e os momentos de formação coletiva, promovidos pelo BIO-LOGAR, foram sobremaneira relevantes para o contato dos alunos com temáticas que não são tratadas em sala de aula por escassez de tempo. O planejamento das atividades e a regência foram fundamentais nos dois primeiros módulos do PRP biologia, que fomentaram a socialização entre os residentes, os preceptores e a professora orientadora. A troca de expectativas e experiências revelou-se indispensável ao passo que favoreceu o diálogo e encontro de soluções para problemas que pudessem vir a surgir."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2225_TB1548_22092023180045.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS CRUZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS CRUZ"
    "autor_email" => "lcruz2502@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

As atividades assinaladas neste relato de experiência foram realizadas no âmbito do PRP biologia, em Salvador. Em razão da natureza desse relato, justifica-se o uso da primeira pessoa do singular em alguns momentos. Procurou-se aliar as atividades realizadas pelos residentes, às alterações promovidas pela reforma do ensino médio, considerando a redução de carga horária da biologia, para a implementação dos Itinerários Formativos (IF). Nesse sentido, as atividades extra-classe (instagram e site), realizadas por meio do BIO-SOCIAL, e os momentos de formação coletiva, promovidos pelo BIO-LOGAR, foram sobremaneira relevantes para o contato dos alunos com temáticas que não são tratadas em sala de aula por escassez de tempo. O planejamento das atividades e a regência foram fundamentais nos dois primeiros módulos do PRP biologia, que fomentaram a socialização entre os residentes, os preceptores e a professora orientadora. A troca de expectativas e experiências revelou-se indispensável ao passo que favoreceu o diálogo e encontro de soluções para problemas que pudessem vir a surgir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.