SANTOS, Lucas Cruz et al.. A iniciação docente no contexto do novo ensino. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103986>. Acesso em: 22/12/2024 15:56
As atividades assinaladas neste relato de experiência foram realizadas no âmbito do PRP biologia, em Salvador. Em razão da natureza desse relato, justifica-se o uso da primeira pessoa do singular em alguns momentos. Procurou-se aliar as atividades realizadas pelos residentes, às alterações promovidas pela reforma do ensino médio, considerando a redução de carga horária da biologia, para a implementação dos Itinerários Formativos (IF). Nesse sentido, as atividades extra-classe (instagram e site), realizadas por meio do BIO-SOCIAL, e os momentos de formação coletiva, promovidos pelo BIO-LOGAR, foram sobremaneira relevantes para o contato dos alunos com temáticas que não são tratadas em sala de aula por escassez de tempo. O planejamento das atividades e a regência foram fundamentais nos dois primeiros módulos do PRP biologia, que fomentaram a socialização entre os residentes, os preceptores e a professora orientadora. A troca de expectativas e experiências revelou-se indispensável ao passo que favoreceu o diálogo e encontro de soluções para problemas que pudessem vir a surgir.