A tendência de um combustível solidificar a baixas temperaturas é verificada através das Propriedades de Escoamento a Frio (PEF). Tais propriedades no biodiesel de sebo bovino (B100-Sb) podem afetar a viabilidade comercial desse combustível, devido à composição em termos de ésteres metílicos de ácidos graxos (EMAG) ser predominantemente composta por saturados. Estudou-se o efeito de adição de triacetina sobre o melhoramento das PEF do B100-Sb e das misturas BX (B5a B50) nas frações volumétricas de 0,5, 1, 5, 10 e 20% (v/v) de triacetina dissolvida no B100-Sb, bem como o comportamento reológico desses combustíveis foram obtidos usando-se um reômetro do tipo Searle. As propriedades de escoamento a frio de tais combustíveis foram obtidas através dos Mini Pour Point/Cloud Point e CFPP testers. A adição da triacetina teve uma ação discreta quanto à diminuição do ponto de névoa, porém, atuou de forma mais efetiva sobre o ponto de fluidez desses combustíveis. Foi constatado que nas misturas BX quanto maior a proporção de B100-Sb presente na mistura, maior a redução do PF do combustível. Com relação ao B100-Sb, os melhores resultados foram obtidos com o percentual de 1,0 % de triacetina no combustível, aumentando-se tal valor percentual não houve alteração com relação aos PEF. Os B100-Sb, óleo diesel e misturas BX e misturas BX-Triacetina comportaram-se como Fluidos Newtonianos e Fluidos pseudoplásticos a 20≤ T≤ 90°C e 14 ≤ T ≤ 18°C, respectivamente. As curvas de viscosidade evidenciaram que presença da triacetina atua inibindo o crescimento e aglomeração dos cristais de EMAG.