O artigo analisa pesquisas sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC). Busca entender como essa temática é tratada por educadores, pesquisadores e estudantes. Foram estudadas as edições VI, VII e VIII (2016, 2018 e 2021) do ENALIC, com foco em trabalhos relacionados à inclusão de PcD. Utilizou termos-chave nos títulos para identificar os trabalhos e confirmou o foco através dos resumos. Encontrou um total de 3.841 trabalhos nas três edições. Sobre inclusão de PcD, apenas 1,6% das publicações abordaram o tema, com 60 trabalhos nas três edições. 198 autores de 51 instituições diferentes foram identificados, com destaque para seis instituições. Os tópicos mais abordados nos trabalhos incluíram educação, ensino, deficiência visual, formação de professores e alunos, e ensino de química e física. O estudo realça o papel do ENALIC como importante canal de comunicação científica na área de educação e sugere futuras análises das produções científicas sobre a temática para mapear tendências e redes de autoria.