MOREIRA, Richard R. et al.. Projeto de formação de docentes. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103749>. Acesso em: 21/11/2024 20:57
Este artigo desenvolvido pelos bolsistas durantes as atividades do projeto de residência Pedagógica (PRP) referem-se ao trabalho de formação de docentes desenvolvido com as duas turmas de iniciação a docência do Colégio Estadual de Pato Branco (CEPB), que ocorreu do início do mês de maio até a primeira quinzena do mês de junho do ano de dois mil e vinte e três. O artigo retrata o processo de elaboração do projeto e sua aplicação. Este projeto teve como público-alvo os alunos dos anos finais do magistério, trabalhando com eles, por meio de oficinas, alguns dos conteúdos recorrentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos trabalhados com os alunos, foram frações, números decimais e porcentagem. Cada um desses temas foi tratado em um tempo de cinco horas-aula, sendo nos períodos diurno e matutino. Os conteúdos foram divididos em dois momentos, nas primeiras três horasaulas uma definição sobre o tema e também voltado a apresentação de possíveis estratégias de ensino aos alunos, e após o intervalo, nas outras duas horas-aulas restantes, foram trabalhados jogos sobre o conteúdo que estava sendo trabalhado com eles no início do dia. Sendo assim, apresentando o crescimento dos alunos sobre estratégias de ensino e atividades a serem utilizadas quando atuantes em sua área.