OFICINA DO TANGRAM, UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103420 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "OFICINA DO TANGRAM, UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da realização de uma oficina como estratégia pedagógica, numa escola beneficiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Busca-se o alinhamento da teoria à prática docente, através da análise do uso do Tangram, como recurso didático, para trabalhar os conceitos de geometria em sala de aula. A oficina foi desenvolvida pelos bolsistas do curso de Pedagogia/CED/UECE, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola Municipal de Fortaleza. Com a intenção de que os estudantes confeccionassem o próprio jogo, promovendo a ludicidade, a interação, e o trabalho em equipe, ou seja, construir, junto com os alunos, uma ferramenta de ensino para a compreensão da matemática, explicamos as dobraduras e os recortes das peças, a partir de uma folha de A4. Foram, então, desafiados a montar diversas formas geométricas com as peças. Ao finalizar a oficina tivemos um momento de reflexão sobre a atividade e foi solicitado que registrassem os aprendizados que a oficina trouxe, individualmente. Como resultados, verificamos que ao estimular os alunos a montar e criar as mais diversas formas com o Tangram, contribuímos para o entendimento da geometria de forma mais significativa. O uso do Tangram é uma estratégia pedagógica que favorece o processo de aprendizagem, estimula o raciocínio lógico, ao mesmo tempo que facilita a assimilação dos conceitos de forma lúdica. Entendemos como exitosa a atividade. Compreendemos o processo didático de planejar uma atividade pedagógica, o que contribuiu para o nosso processo formativo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID38_TB869_15112023080306.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA LIMA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "Adriana" "autor_email" => "adriana.evangelista@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103420 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "OFICINA DO TANGRAM, UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da realização de uma oficina como estratégia pedagógica, numa escola beneficiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Busca-se o alinhamento da teoria à prática docente, através da análise do uso do Tangram, como recurso didático, para trabalhar os conceitos de geometria em sala de aula. A oficina foi desenvolvida pelos bolsistas do curso de Pedagogia/CED/UECE, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola Municipal de Fortaleza. Com a intenção de que os estudantes confeccionassem o próprio jogo, promovendo a ludicidade, a interação, e o trabalho em equipe, ou seja, construir, junto com os alunos, uma ferramenta de ensino para a compreensão da matemática, explicamos as dobraduras e os recortes das peças, a partir de uma folha de A4. Foram, então, desafiados a montar diversas formas geométricas com as peças. Ao finalizar a oficina tivemos um momento de reflexão sobre a atividade e foi solicitado que registrassem os aprendizados que a oficina trouxe, individualmente. Como resultados, verificamos que ao estimular os alunos a montar e criar as mais diversas formas com o Tangram, contribuímos para o entendimento da geometria de forma mais significativa. O uso do Tangram é uma estratégia pedagógica que favorece o processo de aprendizagem, estimula o raciocínio lógico, ao mesmo tempo que facilita a assimilação dos conceitos de forma lúdica. Entendemos como exitosa a atividade. Compreendemos o processo didático de planejar uma atividade pedagógica, o que contribuiu para o nosso processo formativo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID38_TB869_15112023080306.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA LIMA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "Adriana" "autor_email" => "adriana.evangelista@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }