EVANGELISTA, Adriana Lima et al.. Oficina do tangram, uma estratégia pedagógica. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103420>. Acesso em: 21/11/2024 20:55
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da realização de uma oficina como estratégia pedagógica, numa escola beneficiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Busca-se o alinhamento da teoria à prática docente, através da análise do uso do Tangram, como recurso didático, para trabalhar os conceitos de geometria em sala de aula. A oficina foi desenvolvida pelos bolsistas do curso de Pedagogia/CED/UECE, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola Municipal de Fortaleza. Com a intenção de que os estudantes confeccionassem o próprio jogo, promovendo a ludicidade, a interação, e o trabalho em equipe, ou seja, construir, junto com os alunos, uma ferramenta de ensino para a compreensão da matemática, explicamos as dobraduras e os recortes das peças, a partir de uma folha de A4. Foram, então, desafiados a montar diversas formas geométricas com as peças. Ao finalizar a oficina tivemos um momento de reflexão sobre a atividade e foi solicitado que registrassem os aprendizados que a oficina trouxe, individualmente. Como resultados, verificamos que ao estimular os alunos a montar e criar as mais diversas formas com o Tangram, contribuímos para o entendimento da geometria de forma mais significativa. O uso do Tangram é uma estratégia pedagógica que favorece o processo de aprendizagem, estimula o raciocínio lógico, ao mesmo tempo que facilita a assimilação dos conceitos de forma lúdica. Entendemos como exitosa a atividade. Compreendemos o processo didático de planejar uma atividade pedagógica, o que contribuiu para o nosso processo formativo.