Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na I Mostra Matemática da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, proposto pelo Núcleo de Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Como uma proposta interdisciplinar, o projeto teve como aporte o livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, e seu intuito foi desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos, a afetividade positiva destes com a matemática e divulgar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio. Tomando como fundamentação teórica as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contação de história e a interdisciplinaridade no Ensino de Matemática, a Mostra foi concebida para as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi apresentada a um capítulo do livro de Malba Tahan, e seus respectivos alunos dividiram-se em grupos para executar as atividades propostas que consistiam em: apresentar a história do capítulo; ilustrá-la e/ou fazer uma abordagem utilizando recursos gráficos; desenvolver o desafio apresentado no capítulo e; apresentar a matemática de forma interdisciplinar. O desenvolvimento dessas atividades evidenciou uma falta de familiaridade dos alunos com a metodologia de ensino adotada e trouxe dificuldades à execução do projeto dentro do que fora idealizado. Contudo, a proposta inicial se manteve, se fazendo presente inclusive no momento de avaliação, uma vez que os alunos puderam fazer suas considerações acerca da metodologia, atividades propostas, desenvolvimento e apresentação da Mostra, exercendo, desta forma, um papel de protagonismo.