Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM APORTE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA”, DE MALBA TAHAN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103371
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM APORTE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA”, DE MALBA TAHAN"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na I Mostra Matemática da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, proposto pelo Núcleo de Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Como uma proposta interdisciplinar, o projeto teve como aporte o livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, e seu intuito foi desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos, a afetividade positiva destes com a matemática e divulgar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio. Tomando como fundamentação teórica as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contação de história e a interdisciplinaridade no Ensino de Matemática, a Mostra foi concebida para as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi apresentada a um capítulo do livro de Malba Tahan, e seus respectivos alunos dividiram-se em grupos para executar as atividades propostas que consistiam em: apresentar a história do capítulo; ilustrá-la e/ou fazer uma abordagem utilizando recursos gráficos; desenvolver o desafio apresentado no capítulo e; apresentar a matemática de forma interdisciplinar. O desenvolvimento dessas atividades evidenciou uma falta de familiaridade dos alunos com a metodologia de ensino adotada e trouxe dificuldades à execução do projeto dentro do que fora idealizado. Contudo, a proposta inicial se manteve, se fazendo presente inclusive no momento de avaliação, uma vez que os alunos puderam fazer suas considerações acerca da metodologia, atividades propostas, desenvolvimento e apresentação da Mostra, exercendo, desta forma, um papel de protagonismo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2054_TB813_22112023184424.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOANA MILAGRES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOANA"
    "autor_email" => "maria.joana@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103371
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM APORTE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA”, DE MALBA TAHAN"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na I Mostra Matemática da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, proposto pelo Núcleo de Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Como uma proposta interdisciplinar, o projeto teve como aporte o livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, e seu intuito foi desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos, a afetividade positiva destes com a matemática e divulgar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio. Tomando como fundamentação teórica as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contação de história e a interdisciplinaridade no Ensino de Matemática, a Mostra foi concebida para as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi apresentada a um capítulo do livro de Malba Tahan, e seus respectivos alunos dividiram-se em grupos para executar as atividades propostas que consistiam em: apresentar a história do capítulo; ilustrá-la e/ou fazer uma abordagem utilizando recursos gráficos; desenvolver o desafio apresentado no capítulo e; apresentar a matemática de forma interdisciplinar. O desenvolvimento dessas atividades evidenciou uma falta de familiaridade dos alunos com a metodologia de ensino adotada e trouxe dificuldades à execução do projeto dentro do que fora idealizado. Contudo, a proposta inicial se manteve, se fazendo presente inclusive no momento de avaliação, uma vez que os alunos puderam fazer suas considerações acerca da metodologia, atividades propostas, desenvolvimento e apresentação da Mostra, exercendo, desta forma, um papel de protagonismo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2054_TB813_22112023184424.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOANA MILAGRES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOANA"
    "autor_email" => "maria.joana@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na I Mostra Matemática da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, proposto pelo Núcleo de Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Como uma proposta interdisciplinar, o projeto teve como aporte o livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, e seu intuito foi desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos, a afetividade positiva destes com a matemática e divulgar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio. Tomando como fundamentação teórica as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contação de história e a interdisciplinaridade no Ensino de Matemática, a Mostra foi concebida para as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi apresentada a um capítulo do livro de Malba Tahan, e seus respectivos alunos dividiram-se em grupos para executar as atividades propostas que consistiam em: apresentar a história do capítulo; ilustrá-la e/ou fazer uma abordagem utilizando recursos gráficos; desenvolver o desafio apresentado no capítulo e; apresentar a matemática de forma interdisciplinar. O desenvolvimento dessas atividades evidenciou uma falta de familiaridade dos alunos com a metodologia de ensino adotada e trouxe dificuldades à execução do projeto dentro do que fora idealizado. Contudo, a proposta inicial se manteve, se fazendo presente inclusive no momento de avaliação, uma vez que os alunos puderam fazer suas considerações acerca da metodologia, atividades propostas, desenvolvimento e apresentação da Mostra, exercendo, desta forma, um papel de protagonismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.