O programa Residência Pedagógica permite aos bolsistas experienciar novas práticas educativas. No primeiro semestre de 2023, os residentes do subprojeto de Letras da Universidade do Vale do Taquari foram convidados a incluir em seus planejamentos uma dessas possibilidades de experimentação: a produção de jogos didáticos. Consoante a isso, propomo-nos, neste trabalho, a analisar as implicações provenientes das aplicações desses materiais nas três escolas participantes do projeto. Através de um formulário com questões objetivas e discursivas, foram coletados relatos dos bolsistas acerca da contribuição dos jogos didáticos para o ensino-aprendizagem, destacando sua potencialidade para a construção de uma aula mais motivadora, que para Libâneo (1990, p. 253) “é fator preponderante na atitude de concentração e atenção dos alunos”. Além disso, pudemos refletir, a partir das respostas, questões como uso de tecnologias digitais, trabalho em grupo, relação residente/estudante, bem como, pensar na importância de levar práticas significativas para a sala de aula.