O presente trabalho foi desenvolvido a fim de apresentar o Programa Residência Pedagógica e sua relação com as teorias e práticas de ensino, utilizando-se das experiências vividas e adquiridas durante a realização do programa pelas alunas do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga em escolas públicas do município. Objetiva-se com ele compreender os conceitos básicos desse programa, utilizando-se para isso da legislação que versa sobre ele, bem como apresentar as teorias da Epistemologia Genética e da Psicologia Histórico-Cultural, as quais abordam as relações de ensino e aprendizagem e os conceitos básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se ainda relatar as práticas de ensino realizadas na escola campo do município em que foram realizadas observações participativas e analisar as atividades realizadas durante as regências que são exigidas pelo programa, que ocorreram em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi de caráter bibliográfico e de campo, resultando em uma ligação das teorias e práticas de ensino que visam demonstrar a importância desse projeto para a plena formação do futuro professor, que precisa reconhecer dentro dos conceitos estudados no Ensino Superior os desafios que as práticas de ensino proporcionam e buscar soluções que sejam capazes de contornar tais desafios.