CIÊNCIA CIDADÃ: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102733 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 679 "titulo" => "CIÊNCIA CIDADÃ: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste estudo é compartilhar os caminhos de aprendizagens vinculados aos Guias de Campo em Ciência Cidadã (CC) elaboradas pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE). O PICCE promove vivências de ciência cidadã na escola. Trata-se de uma análise de natureza qualitativa exploratória, balizada por seis padrões de descritores e medidas qualitativas: interesse e motivação, entendimento, exploração científica, reflexão, participação e identificação. Quatro protocolos foram aplicados com base nos contextos da realidade escolar: Monitoramento do Habitat do Aedes aegypti, Solo e Desastres Naturais, Lixo na Praia e Monitoramento da Qualidade da água. A trilha da pesquisa foi representada por vivências dos estudantes do Ensino Fundamental II de três colégios estaduais do litoral paranaense: Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranaguá, Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra - Guaratuba e Colégio Estadual Professora Tereza da Silva Ramos - Matinhos. A ciência cidadã teve como aliados o planejamento e as atividades investigativas. Todos estes se amparam na alfabetização científica, no letramento científico e na aprendizagem significativa. Fizeram parte dos encaminhamentos atividades de campo, atividades de laboratório, discussões, produções escritas e produção de materiais de divulgação. Ao final dos processos, os envolvidos destacaram pistas na direção das seis vertentes em análise e compartilharam com suas comunidades ações de divulgação, conscientização aliadas à necessidade de preservação dos ambientes naturais e também da prevenção à proliferação do mosquito da dengue. Tais contextos, denotam as potencialidades destes protocolos em envolver os aprendizes na direção de uma formação cidadã preocupada com a realidade local." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID679_TB95_19082023223107.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE MENDES" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.florida@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102733 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 679 "titulo" => "CIÊNCIA CIDADÃ: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste estudo é compartilhar os caminhos de aprendizagens vinculados aos Guias de Campo em Ciência Cidadã (CC) elaboradas pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE). O PICCE promove vivências de ciência cidadã na escola. Trata-se de uma análise de natureza qualitativa exploratória, balizada por seis padrões de descritores e medidas qualitativas: interesse e motivação, entendimento, exploração científica, reflexão, participação e identificação. Quatro protocolos foram aplicados com base nos contextos da realidade escolar: Monitoramento do Habitat do Aedes aegypti, Solo e Desastres Naturais, Lixo na Praia e Monitoramento da Qualidade da água. A trilha da pesquisa foi representada por vivências dos estudantes do Ensino Fundamental II de três colégios estaduais do litoral paranaense: Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranaguá, Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra - Guaratuba e Colégio Estadual Professora Tereza da Silva Ramos - Matinhos. A ciência cidadã teve como aliados o planejamento e as atividades investigativas. Todos estes se amparam na alfabetização científica, no letramento científico e na aprendizagem significativa. Fizeram parte dos encaminhamentos atividades de campo, atividades de laboratório, discussões, produções escritas e produção de materiais de divulgação. Ao final dos processos, os envolvidos destacaram pistas na direção das seis vertentes em análise e compartilharam com suas comunidades ações de divulgação, conscientização aliadas à necessidade de preservação dos ambientes naturais e também da prevenção à proliferação do mosquito da dengue. Tais contextos, denotam as potencialidades destes protocolos em envolver os aprendizes na direção de uma formação cidadã preocupada com a realidade local." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID679_TB95_19082023223107.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE MENDES" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.florida@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }