MENDES, Michelle et al.. Ciência cidadã: possibilidades para o ensino de ciência. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102733>. Acesso em: 25/11/2024 02:30
O objetivo deste estudo é compartilhar os caminhos de aprendizagens vinculados aos Guias de Campo em Ciência Cidadã (CC) elaboradas pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE). O PICCE promove vivências de ciência cidadã na escola. Trata-se de uma análise de natureza qualitativa exploratória, balizada por seis padrões de descritores e medidas qualitativas: interesse e motivação, entendimento, exploração científica, reflexão, participação e identificação. Quatro protocolos foram aplicados com base nos contextos da realidade escolar: Monitoramento do Habitat do Aedes aegypti, Solo e Desastres Naturais, Lixo na Praia e Monitoramento da Qualidade da água. A trilha da pesquisa foi representada por vivências dos estudantes do Ensino Fundamental II de três colégios estaduais do litoral paranaense: Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranaguá, Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra - Guaratuba e Colégio Estadual Professora Tereza da Silva Ramos - Matinhos. A ciência cidadã teve como aliados o planejamento e as atividades investigativas. Todos estes se amparam na alfabetização científica, no letramento científico e na aprendizagem significativa. Fizeram parte dos encaminhamentos atividades de campo, atividades de laboratório, discussões, produções escritas e produção de materiais de divulgação. Ao final dos processos, os envolvidos destacaram pistas na direção das seis vertentes em análise e compartilharam com suas comunidades ações de divulgação, conscientização aliadas à necessidade de preservação dos ambientes naturais e também da prevenção à proliferação do mosquito da dengue. Tais contextos, denotam as potencialidades destes protocolos em envolver os aprendizes na direção de uma formação cidadã preocupada com a realidade local.