O uso de dobraduras em papel tem por propósito realizar um ensino da matemática de forma lúdica, utilizando os origamis como uma alternativa para o ensino e aprendizagem da geometria, sendo um recurso pedagógico manipulável confeccionado pelos próprios alunos. A proposta intitulada “Dobraduras e geometria: área de figuras planas” consistiu em três aulas, realizadas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atividades que incluem a observação, construção e resolução de problemas envolvendo dobraduras. Objetivou-se com a ação explorar o cálculo da área de figuras planas a partir do uso de material manipulável, convidando os estudantes a construir um pensamento crítico. As atividades foram realizadas em duplas pelos estudantes, como uma forma de promover a socialização, organização e criatividade. Com o processo de construção dos origamis em sala de aula, propiciou-se uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, que os instigou a solucionar problemas relacionados ao objeto criado, a partir da observação de diferentes perspectivas geométricas por meio de sua planificação. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa faz-se uma análise dos resultados da experiência usando o referencial teórico dos Critérios de Idoneidade Didática. Os resultados obtidos com essa experiência, à luz do referencial teórico utilizado, se mostraram satisfatórios, cumprindo os pressupostos acima, gerando engajamento dos alunos no estudo de geometria nas aulas de matemática.