Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O SISTEMA NERVOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102463
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O SISTEMA NERVOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A aprendizagem sobre o Sistema Nervoso (SN) é fundamental para a compreensão de inúmeros fenômenos Biológicos. Entretanto, seu ensino tem sido desenvolvido de forma fragmentada e distante do cotidiano dos alunos. Este estudo pretendeu buscar evidências de aprendizagem significativa de conceitos sobre o SN por alunos do Ensino Fundamental. Foi realizado um estudo do tipo Intervenção Pedagógica com abordagem qualitativa no qual participaram 27 alunos de uma turma do 6º ano de uma escola particular. A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal referencial teórico. Os registros foram obtidos por meio de pré e pós-teste, atividades escritas, gravações em áudio das aulas e observações de campo. Foram criadas quatro categorias temáticas sobre o tema e realizada uma descrição interpretativa do ensino e da aprendizagem. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos apresentavam conhecimentos ausente e/ou fragmentados. Durante o ensino verificou-se evidências de aprendizagem, embora ainda de maneira incipiente."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID101_TB42_09102023202057.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS CANTILHO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolinecantilho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102463
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O SISTEMA NERVOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A aprendizagem sobre o Sistema Nervoso (SN) é fundamental para a compreensão de inúmeros fenômenos Biológicos. Entretanto, seu ensino tem sido desenvolvido de forma fragmentada e distante do cotidiano dos alunos. Este estudo pretendeu buscar evidências de aprendizagem significativa de conceitos sobre o SN por alunos do Ensino Fundamental. Foi realizado um estudo do tipo Intervenção Pedagógica com abordagem qualitativa no qual participaram 27 alunos de uma turma do 6º ano de uma escola particular. A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal referencial teórico. Os registros foram obtidos por meio de pré e pós-teste, atividades escritas, gravações em áudio das aulas e observações de campo. Foram criadas quatro categorias temáticas sobre o tema e realizada uma descrição interpretativa do ensino e da aprendizagem. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos apresentavam conhecimentos ausente e/ou fragmentados. Durante o ensino verificou-se evidências de aprendizagem, embora ainda de maneira incipiente."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID101_TB42_09102023202057.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS CANTILHO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolinecantilho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

A aprendizagem sobre o Sistema Nervoso (SN) é fundamental para a compreensão de inúmeros fenômenos Biológicos. Entretanto, seu ensino tem sido desenvolvido de forma fragmentada e distante do cotidiano dos alunos. Este estudo pretendeu buscar evidências de aprendizagem significativa de conceitos sobre o SN por alunos do Ensino Fundamental. Foi realizado um estudo do tipo Intervenção Pedagógica com abordagem qualitativa no qual participaram 27 alunos de uma turma do 6º ano de uma escola particular. A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal referencial teórico. Os registros foram obtidos por meio de pré e pós-teste, atividades escritas, gravações em áudio das aulas e observações de campo. Foram criadas quatro categorias temáticas sobre o tema e realizada uma descrição interpretativa do ensino e da aprendizagem. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos apresentavam conhecimentos ausente e/ou fragmentados. Durante o ensino verificou-se evidências de aprendizagem, embora ainda de maneira incipiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.