Um dos grandes desafios do século XXI é o envelhecimento da população mundial e o aumento significativo do contingente de pessoas idosas. Diante desta realidade o panorama demográfico se modifica rapidamente surgindo diferentes demandas sociais, políticas, culturais, econômicas e educacionais. Entre as demandas urgentes da população idosa está a educação. Considerando a educação como um direito de todo cidadão brasileiro expresso na Constituição de 1988, precisam ser incrementadas ações educativas voltadas para a pessoa idosa para que esse direito seja efetivamente cumprido. Esta pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo objetiva analisar a educação oferecida pela UATI/UEPG no processo de inclusão das pessoas idosas, indicar os aspectos positivos e negativos das ações educativas oferecidas pela UATI/UEPG, segundo a percepção das pessoas idosas que frequentam este Programa e relacionar sugestões que tenham surgidas por parte das pessoas idosas para serem incrementadas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos 60+. O referencial téorico teve como base os autores: Requejo Osório, Oliveira, Debret, Both, Veras, Gadotti, Cachioni. Como coleta de dados foi aplicado questionário para 30 alunos idosos da UATI, com perguntas fechadas e abertas. Os dados foram analisados e tabulados a luz do referencial teórico. Verificou-se que a UATI/UEPG contribui para a maior interação social das pessoas idosas, empoderando-as por meio dos conhecimentos e informações, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida, na ampliação de amizades e no fortalecimento de laços afetivos, oportuniza maior autonomia, segurança pessoal, independência e inclusão social.