Objetivo: Analisar os impactos da alfabetização e inclusão digital na qualidade de vida (QV) em idosos. Métodos: Revisão integrativa da literatura, no qual possibilita apreender acerca de problemas relevantes no campo do envelhecimento e da tecnologia. Seguiram-se as recomendações do PRISMA, para um rigor metodológico. Dividido em 4 etapas: (I) formulação da questão de pesquisa e definição dos descritores: qual a importância da alfabetização e inclusão digital para idosos como forma de melhoria da QV?; (II) levantamento de produções científicas entre os anos de 2018 a 2023, nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Embase, Web of Science e CINAHL, através do Portal CAPES; (III) utilizou-se a plataforma Rayyan para triagem de títulos, resumos e duplicatas; (IV) leituras na íntegra aplicando os critérios de elegibilidade para inclusão no estudo. Resultados: 159 artigos foram identificados, após as etapas, 11 estudos compuseram a amostra. Os achados foram de diversos países, com maior destaque para os continentes europeu e asiático. Muitos estudos foram realizados durante a pandemia do Covid-19, período em que o crescimento tecnológico foi associado às altas demandas da alfabetização e inclusão digital para lidar com o isolamento social e o impacto na QV da população idosa. O uso desses recursos tecnológicos foram apontados como auxílio para promoção e cuidados em saúde, que interferem diretamente nos aspectos da QV. Outras variáveis foram facilitadoras ou vistas como barreiras para o processo de alfabetização e inclusão digital, como: as redes de confiança e apoio social, o poder socioeconômico, particularidades que englobam a dimensão emocional e os aspectos da função cognitiva. Considerações Finais: A alfabetização e a inclusão digital foram determinantes positivos da QV. Assim como, ajudaram a amenizar os processos de solidão e isolamento social. Logo, a população idosa pode manter-se cognitiva e socialmente ativa, melhorando os níveis de bem-estar e aspectos emocionais.