Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, que aborda a vivência dos autores durante um estágio curricular de fisioterapia com foco em Saúde Coletiva, realizado na Universidade Federal da Paraíba sob orientação direta de professores. O relato de caso refere-se a um paciente que sofreu um AVC há três anos e, devido a complicações decorrentes dessa patologia, sofreu uma queda, resultando em fratura de fêmur e desenvolvimento de demência senil. Em decorrência da complexidade do caso, o paciente precisou passar por uma amputação transfemoral no membro inferior direito. Desde então, a paciente encontra-se acamada, apresentando os efeitos negativos do repouso prolongado no leito, como úlceras de decúbito sacral, uma ferida com processo necrótico no pé esquerdo, deformidades articulares, encurtamentos musculares, postura antálgica, sarcopenia e demência senil. Com essa experiência, aprenderam a abordar assuntos delicados, como prognóstico, expectativas e preferências de tratamento, de forma compassiva e respeitosa. Isso inclui a capacidade de ouvir atentamente, fornecer suporte emocional e esclarecer dúvidas. Desde o início da graduação, os estudantes de fisioterapia são incentivados a adotar o modelo de saúde biomédico, focado na patologia e na capacidade de aliviar sintomas. No entanto, os currículos de formação em fisioterapia nem sempre abordam de forma abrangente o tema dos cuidados paliativos, resultando em uma falta de conhecimento e familiaridade dos alunos com os aspectos específicos relacionados a esse tipo de atendimento. Essa lacuna ressalta a importância de incluir uma formação mais abrangente e integrativa no currículo, capacitando os futuros profissionais a lidar com pacientes em situações complexas e promovendo uma abordagem mais humanizada e integral no cuidado aos pacientes idosos e debilitados.