SILVA, Adelino Pereira Da et al.. . Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9727>. Acesso em: 28/12/2024 08:14
O seguinte trabalho irá se debruçar sobre uma das questões mais discutidas para o ensino de filosofia, a metodologia de ensino, tendo por objetivo apresentar uma das medidas adotadas pelo PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nosso artigo compreende que a metodologia é uma das principais colaboradoras do processo de ensino aprendizagem. Visto que a metodologia utilizada pelo PIBID de Filosofia da UEPB, contribuiu para o processo de ensino aprendizagem, nosso trabalho tem por finalidade externar a medida aplicada pelo PIBID de Filosofia da UEPB, na Escola Nenzinha Cunha Lima, no Bairro do José Pinheiro, na cidade de Campina Grande (PB). A medida foi tomada pelos alunos do PIBID de Filosofia, juntamente com a professora responsável pela de disciplina de Filosofia da referente escola. Iremos em nosso artigo discorrer sobre a criação e implantação de uma Oficina de Resumos, que tinha por finalidade colaborar para o melhor desempenho dos alunos em sala de aula, contribuindo também, para o desenvolvimento do pensamento critico. Em seguida iremos expor o processo aplicado pelo PIBID de Filosofia, o descrevendo de maneira mais detalhada, para que o leitor possa reproduzi-lo, visto que a metodologia adotada é simples e pode ser utilizada por qualquer professor, em qualquer disciplina que aborde em seu currículo a produção textual. Por fim, iremos apresentar os resultados obtidos pela Oficina de Resumos, apontando os pontos positivos que se alcançou ao aplicarmos tal processo metodológico com os alunos do ensino médio, da escola supracitada. Apontamos negativos também estarão expostos dentro desse procedimento desenvolvido.