O presente trabalho trata-se de um estudo em duas escolas públicas da cidade de Campina Grande/PB, junto a estudantes do 2º ano do Ensino Médio, no qual o foco será ano anterior, período em que eles receberam o tablet. Nosso objetivo será investigar os usos que os professores fazem em sala de aula das tecnologias digitais como interfaces para o ensino, particularmente de tablet. No tocante a metodologia, esta pesquisa é de cunho exploratório na qual nos proporemos a coletar os dados de uma dada amostragem de estudantes, nos utilizando de questionários. Ao examinarmos o campo educacional atual, perceberemos marcas de contradições entre o ensinar e o aprender. Acreditamos que um dos motivos para esta divergência se deve a diversidade cultural dos sujeitos que protagonizam a produção do conhecimento escolar. Se olharmos para a nossa sociedade, veremos que ela é bombasticamente atingida pelas novas tecnologias da comunicação e da informação, em especial as crianças e jovens, já que estas nasceram em meio a uma revolução cultural. Essa nova geração, em sua maioria, coexiste com uma série de recursos tecnológicos em seu cotidiano, enquanto a escola, por vezes tradicionalista e/ou desprovida desses recursos, se encontram aquém da realidade de seus educandos. Foi nesse distanciamento que enxergamos um momento propício para uma pesquisa exploratória no que se refere ao uso do tablet, recurso que foi entregue aos estudantes do 1º ano do ensino médio. Qual será a aplicação desta ferramenta no âmbito escolar? Será que a escola está sendo alcançada pelas mudanças que marcam os novos contextos sociais? De que forma? Assim, entende-se que o presente estudo trará contribuições relevantes para a produção de uma base de conhecimentos acerca das práticas docentes realizadas com a mediação de tecnologias digitais, contribuindo, inclusive, para a ampliação dos conhecimentos nesta área.