RESUMOO presente artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre o uso das tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem, a partir da pesquisa realizada na Escola Municipal Lindolfo Montenegro em Campina Grande, Paraíba. Esta pesquisa veio a diagnosticar a situação escolar, abrangendo a gestão e os professores como responsáveis de proporcionar a inserção das tecnologias no cotidiano escolar, incorporando a informática como a poio disciplinar e apoio dos projetos educacionais. A escolha do tema o uso das tecnologias no processo ensino-aprendizagem, partiu da necessidade de despertar nos professores e alunos o interesse em introduzir as tecnologias neste processo, tendo em vista o mundo da informação e comunicação no qual vivemos contemporaneamente, a fim de que todos possam ter acesso as tecnologias digitais, propiciando a inclusão social. Esta pesquisa foi de caráter qualitativo onde por meio de entrevistas semiestruturadas com gestora e a professora do 1º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lindolfo Montenegro em Campina Grande, Paraíba, conhecemos como os mesmos se utilizam dos computadores para melhorar ou dinamizar as aulas, bem como o grau de preparação destes para o uso dos artifícios tecnológicos. Foi utilizado como embasamento teórico os estudo de Chizzotti (2003), Ribeiro (2013), Tajra (2010), Lüdke e André (1986). A partir do empírico, constatou-se que esta escola pesquisada possui dificuldade quanto ao uso de computadores, seja pela falta de internet, seja pela falta de manutenção. A partir da leitura entre a teoria e a prática, foram elaborados as considerações referentes ao tema.Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Inclusão social.