A força das novas tecnologias vem causando grandes mudanças no campo da aprendizagem, além de influenciar as sociedades modernas nas suas relações sociais. Nesse contexto, insere-se a ferramenta Google drive, ferramenta por meio da qual se usa o Google docs. Esta ferramenta contribui para o processo de escrita colaborativa numa perspectiva digital. Esta pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, caracterizamos esta pesquisa como bibliográfica. Vê-se que a escrita colaborativa online utilizando a ferramenta Google drive, além de proporcionar a produção e compartilhamento de textos híbridos, tem como principal característica a multimodalidade e a semioticidade fazendo também que sejam retomadas as questões de autoria tratada por Barthes, já que quando compartilhamos conteúdos na internet eles não podem ser mais considerados nossos, a linguagem torna-se proprietária do texto e possibilita novas leituras além de novos escritos, sem falar que ela permite maior velocidade para mostrar o conteúdo escrito para outros colaboradores sem a necessidade de encontros presenciais. Esses alunos responsáveis por esse processo são chamados de Produzer e o próprio processo de Produzage que contribui para a colaboratividade, crítica, criatividade, comunicação. Por isto, vê-se se a importância da utilização da ferramenta Google drive na sala de aula, aproximando assim o contexto social do aluno à realidade escolar favorecendo essa perspectiva contextual binomial.