A educação é sempre um tema bastante debatido nos meios acadêmicos. Há muitas dúvidas e questionamentos sobre qual a metodologia se adapta ao ensino, tanto de alunos ouvintes quanto de alunos surdos. Este artigo tece algumas considerações sobre as especificidades que envolvem o bilinguismo na educação de pessoas surdas, onde esse assunto é um tanto delicado, pois exige um conhecimento que vai além do que é imaginado. E que o ensino oferecido possa realmente atender a todas, ou quase todas as necessidades e expectativas. O objetivo desse trabalho é analisar a atual política para educação de alunos com surdez no município de Picuí - PB, já que tal política tem impacto na indução de ações no sentido de criar melhores condições para a aprendizagem desse alunado e , concomitantemente, chamar a atenção para aspectos importantes , e proporcionar condições concretas de aprendizagem para os mesmos . A metodologia de pesquisa aplicada contemplou de forma exploratória, comparando e analisando em diferentes referências bibliográficas, os acontecimentos dos fatos históricos que apresentassem o tema em questão e sua evolução na Paraíba, destacando o município de Picuí. Os Resultados mostraram que é de fundamental importância que os educadores conheçam esse processo histórico vivenciado pelas pessoas surdas para que possam construir práticas pedagógicas, pautadas na reflexão para que não se repita no futuro os equívocos praticados no passado.