Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O RESPEITO À LAICIDADE DA ESCOLA PÚBLICA NA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLA LAICA, GESTÃO DEMOCRÁTICA Comunicação Oral (CO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Por sabermos que os direitos são amplos em questões de raça, de cor, de etnia, de orientação sexual, de língua, de religião, entre outros, é preciso que uma gestão democrática seja pautada no respeito à diversidade, buscando promover valores para a construção de uma sociedade democrática e crítica e que, acima de tudo, respeite o diverso. Compreendendo desta forma a educação, a laicidade da escola pública precisa ser considerada e respeitada, contribuindo assim, para o respeito aos direitos do aluno, bem como, suas diversidades e necessidade de atitudes críticas perante o conhecimento, não se pautando em conhecimentos sagrados ou inquestionáveis. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi compreender como ocorre o respeito à laicidade na escola pública, observando a escola e seus atores em suas atitudes, que venham caracterizar ou descaracterizar a escola pública laica, assim como, investigar o papel do gestor frente a defesa dessa escola laica. A pesquisa foi realizada com os gestores de uma escola pública do DF, partindo do pressuposto da hipótese de que acontecem práticas de desrespeito à laicidade da escola pública, buscando assim, uma reflexão crítica sobre o assunto, com o intuito de alcançar mudanças de posturas e contribuir para efetividade dos direitos dos alunos da escola pública e, como tal, respeitadora das diversas manifestações culturais da religiosidade ou não-religiosidade, assim como, formadora de sujeitos críticos e autônomos.

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