Por sabermos que os direitos são amplos em questões de raça, de cor, de etnia, de orientação sexual, de língua, de religião, entre outros, é preciso que uma gestão democrática seja pautada no respeito à diversidade, buscando promover valores para a construção de uma sociedade democrática e crítica e que, acima de tudo, respeite o diverso. Compreendendo desta forma a educação, a laicidade da escola pública precisa ser considerada e respeitada, contribuindo assim, para o respeito aos direitos do aluno, bem como, suas diversidades e necessidade de atitudes críticas perante o conhecimento, não se pautando em conhecimentos sagrados ou inquestionáveis. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi compreender como ocorre o respeito à laicidade na escola pública, observando a escola e seus atores em suas atitudes, que venham caracterizar ou descaracterizar a escola pública laica, assim como, investigar o papel do gestor frente a defesa dessa escola laica. A pesquisa foi realizada com os gestores de uma escola pública do DF, partindo do pressuposto da hipótese de que acontecem práticas de desrespeito à laicidade da escola pública, buscando assim, uma reflexão crítica sobre o assunto, com o intuito de alcançar mudanças de posturas e contribuir para efetividade dos direitos dos alunos da escola pública e, como tal, respeitadora das diversas manifestações culturais da religiosidade ou não-religiosidade, assim como, formadora de sujeitos críticos e autônomos.