Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ELABORAÇÃO DE GLOSSÁRIO SOBRE TERMOS ATÍPICOS A PARTIR DA LEITURA DE OBRAS DE ESCRITORES PARAIBANOS

Palavra-chaves: LEITURA, GLOSSÁRIO, LITERATURA PARAIBANA Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Com o advento da Pós-modernidade, as inovações tecnológicas promoveram ao indivíduo uma infinidade de opções de leitura pela internet, distanciando os alunos da leitura convencional de obras literárias. Este fato estabeleceu uma crescente necessidade do profissional de educação de criar intervenções de leitura que pudessem transformar o letramento literário numa atividade prazerosa ao aluno. Assim, diversas pesquisas acadêmicas assumiram a leitura como objeto de estudo, sem, no entanto, encontrar respostas para o problema. Deste modo, cabe aos pesquisadores atuais iniciar experiências que possam apontar novos caminhos para tal questão. A partir de tal problemática e observando a relação aluno/leitura no âmbito do Ensino Médio, fizemos os seguintes questionamentos: Há na obra literária termos atípicos que possam despertar o interesse dos alunos pela pesquisa e compreensão do texto? É possível instigar o aluno a construir novos conhecimentos a partir da leitura do texto literário? Pode-se motivar o educando a desenvolver a percepção de termos incomuns através da leitura da obra literária? Neste sentido, este projeto foi elaborado com o objetivo de inserir estudantes do Ensino Médio da cidade de Sousa na prática de uma leitura investigativa, tomando-se como ponto de partida cinquenta obras de escritores paraibanos, para depois elaborar um glossário de termos atípicos presentes nesta literatura, a fim de que possa servir de fonte de pesquisa para futuros estudos sobre as formas expressivas dos autores do Estado mencionado. O percurso metodológico da pesquisa compreendeu, inicialmente, um levantamento bibliográfico das produções literárias de autores paraibanos, a fim de selecionar 50 obras que contivessem termos exóticos que pudessem ser percebidos pelos alunos. Em seguida verificaremos a possibilidade de participação dos discentes do Ensino Médio dos Educandários de Sousa (dez no total). O critério de escolha terá como base o desejo dos mesmos em envolver-se no processo da leitura de cinco obras literárias de autores diversos. Escolhidos os participantes e as obras, procederemos a um Curso sobre Leitura para a equipe selecionada, no Centro Vocacional Tecnológico do IFPB, onde serão discutidas as estratégias de investigação do objeto de pesquisa.Os resultados esperados fundamentam-se nas leituras dos livros indicados, para posterior compilação das expressões atípicas investigadas pelos alunos, para serem transformadas num glossário. Como a pesquisa ainda está em andamento intentamos fugir da premissa de que a leitura nas escolas é um ato impositivo; pretendemos convertê-lo numa experiência dinâmica, capaz de aproximar a clientela jovem do hábito de pesquisar e questionar aquilo que se lê.

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