O presente estudo investigou como o professor da educação infantil utiliza o ato do brincar como instrumento pedagógico. Tivemos como objetivos: compreender a mediação feita pelo professor no momento das brincadeiras; observar o trabalho com jogos e brincadeiras pedagógicas; verificar a reação dos alunos ante as atividades lúdicas; e como se processa o desenvolvimento cognitivo dos mesmos durante os momentos lúdicos. Analisamos a maneira como a teoria de Vygotsky está sendo praticada por dois professores de educação infantil, que lecionam na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, localizada no bairro Presidente Médici em Campina Grande - PB. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa bibliográfica relacionada à teoria Histórico-Cultural e entrevistamos esses educadores. Durante as entrevistas indagamos acerca da relação do brinquedo com a educação infantil. Observamos as respostas à luz da teoria referida. Vygotsky (1994) define o brinquedo como um mundo imaginário onde a criança realiza os desejos que não podem ser imediatamente realizados no mundo concreto. Assim, o autor explica o aprendizado humano a partir de sua natureza social. Aborda a função do brinquedo na educação na infância como uma atividade que não dá prazer à criança por dois motivos: muitas outras ações podem produzir prazer à criança que o brinquedo, por exemplo, chupar chupeta. O segundo é que existem jogos, os quais só agradam se o resultado for interessante à criança (VYGOSTSHY, 1994). Ao compararmos a pesquisa bibliográfica com as entrevistas, percebemos que na concepção dos professores entrevistados, os brinquedos são objetos privilegiados que auxiliam na aprendizagem da criança, enquanto, o teórico define o brinquedo como uma iniciativa que satisfaz desejos da criança. Porém, no que diz respeito à relação brinquedo-criança e ao cumprimento das regras dos brinquedos, os educadores se aproximam da concepção Vygotsky. Concluímos que o brinquedo é mais que um objeto para divertir e passar o tempo da criança, e, sim, um resgate da realidade feita pela mesma. Portanto, trabalhar o lúdico na educação infantil é imprescindível. Entretanto, não de uma maneira aleatória, mas, com a mediação do profissional de educação.