Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PAPEL DO BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: VYGOTSKY, BRINQUEDO, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9034
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 282
    "titulo" => "O PAPEL DO BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente estudo investigou como o professor da educação infantil utiliza o ato do brincar como instrumento pedagógico. Tivemos como objetivos: compreender a mediação feita pelo professor no momento das brincadeiras; observar o trabalho com jogos e brincadeiras pedagógicas; verificar a reação dos alunos ante as atividades lúdicas; e como se processa o desenvolvimento cognitivo dos mesmos durante os momentos lúdicos. Analisamos a maneira como a teoria de Vygotsky está sendo praticada por dois professores de educação infantil, que lecionam na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, localizada no bairro Presidente Médici em Campina Grande - PB. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa bibliográfica relacionada à teoria Histórico-Cultural e entrevistamos esses educadores. Durante as entrevistas indagamos acerca da relação do brinquedo com a educação infantil. Observamos as respostas à luz da teoria referida. Vygotsky (1994) define o brinquedo como um mundo imaginário onde a criança realiza os desejos que não podem ser imediatamente realizados no mundo concreto.  Assim, o autor explica o aprendizado humano a partir de sua natureza social. Aborda a função do brinquedo na educação na infância como uma atividade que não dá prazer à criança por dois motivos: muitas outras ações podem produzir prazer à criança que o brinquedo, por exemplo, chupar chupeta. O segundo é que existem jogos, os quais só agradam se o resultado for interessante à criança (VYGOSTSHY, 1994). Ao compararmos a pesquisa bibliográfica com as entrevistas, percebemos que na concepção dos professores entrevistados, os brinquedos são objetos privilegiados que auxiliam na aprendizagem da criança, enquanto, o teórico define o brinquedo como uma iniciativa que satisfaz desejos da criança. Porém, no que diz respeito à relação brinquedo-criança e ao cumprimento das regras dos brinquedos, os educadores se aproximam da concepção Vygotsky. Concluímos que o brinquedo é mais que um objeto para divertir e passar o tempo da criança, e, sim, um resgate da realidade feita pela mesma. Portanto, trabalhar o lúdico na educação infantil é imprescindível. Entretanto, não de uma maneira aleatória, mas, com a mediação do profissional de educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "VYGOTSKY, BRINQUEDO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_00_28_40_idinscrito_282_2189ed53c17f5851fb8bf7f328377150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÁRAMI QUARESMA ZEFERINO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RÁRAMI"
    "autor_email" => "discipulararami@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9034
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 282
    "titulo" => "O PAPEL DO BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente estudo investigou como o professor da educação infantil utiliza o ato do brincar como instrumento pedagógico. Tivemos como objetivos: compreender a mediação feita pelo professor no momento das brincadeiras; observar o trabalho com jogos e brincadeiras pedagógicas; verificar a reação dos alunos ante as atividades lúdicas; e como se processa o desenvolvimento cognitivo dos mesmos durante os momentos lúdicos. Analisamos a maneira como a teoria de Vygotsky está sendo praticada por dois professores de educação infantil, que lecionam na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, localizada no bairro Presidente Médici em Campina Grande - PB. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa bibliográfica relacionada à teoria Histórico-Cultural e entrevistamos esses educadores. Durante as entrevistas indagamos acerca da relação do brinquedo com a educação infantil. Observamos as respostas à luz da teoria referida. Vygotsky (1994) define o brinquedo como um mundo imaginário onde a criança realiza os desejos que não podem ser imediatamente realizados no mundo concreto.  Assim, o autor explica o aprendizado humano a partir de sua natureza social. Aborda a função do brinquedo na educação na infância como uma atividade que não dá prazer à criança por dois motivos: muitas outras ações podem produzir prazer à criança que o brinquedo, por exemplo, chupar chupeta. O segundo é que existem jogos, os quais só agradam se o resultado for interessante à criança (VYGOSTSHY, 1994). Ao compararmos a pesquisa bibliográfica com as entrevistas, percebemos que na concepção dos professores entrevistados, os brinquedos são objetos privilegiados que auxiliam na aprendizagem da criança, enquanto, o teórico define o brinquedo como uma iniciativa que satisfaz desejos da criança. Porém, no que diz respeito à relação brinquedo-criança e ao cumprimento das regras dos brinquedos, os educadores se aproximam da concepção Vygotsky. Concluímos que o brinquedo é mais que um objeto para divertir e passar o tempo da criança, e, sim, um resgate da realidade feita pela mesma. Portanto, trabalhar o lúdico na educação infantil é imprescindível. Entretanto, não de uma maneira aleatória, mas, com a mediação do profissional de educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "VYGOTSKY, BRINQUEDO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_00_28_40_idinscrito_282_2189ed53c17f5851fb8bf7f328377150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÁRAMI QUARESMA ZEFERINO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RÁRAMI"
    "autor_email" => "discipulararami@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente estudo investigou como o professor da educação infantil utiliza o ato do brincar como instrumento pedagógico. Tivemos como objetivos: compreender a mediação feita pelo professor no momento das brincadeiras; observar o trabalho com jogos e brincadeiras pedagógicas; verificar a reação dos alunos ante as atividades lúdicas; e como se processa o desenvolvimento cognitivo dos mesmos durante os momentos lúdicos. Analisamos a maneira como a teoria de Vygotsky está sendo praticada por dois professores de educação infantil, que lecionam na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, localizada no bairro Presidente Médici em Campina Grande - PB. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa bibliográfica relacionada à teoria Histórico-Cultural e entrevistamos esses educadores. Durante as entrevistas indagamos acerca da relação do brinquedo com a educação infantil. Observamos as respostas à luz da teoria referida. Vygotsky (1994) define o brinquedo como um mundo imaginário onde a criança realiza os desejos que não podem ser imediatamente realizados no mundo concreto. Assim, o autor explica o aprendizado humano a partir de sua natureza social. Aborda a função do brinquedo na educação na infância como uma atividade que não dá prazer à criança por dois motivos: muitas outras ações podem produzir prazer à criança que o brinquedo, por exemplo, chupar chupeta. O segundo é que existem jogos, os quais só agradam se o resultado for interessante à criança (VYGOSTSHY, 1994). Ao compararmos a pesquisa bibliográfica com as entrevistas, percebemos que na concepção dos professores entrevistados, os brinquedos são objetos privilegiados que auxiliam na aprendizagem da criança, enquanto, o teórico define o brinquedo como uma iniciativa que satisfaz desejos da criança. Porém, no que diz respeito à relação brinquedo-criança e ao cumprimento das regras dos brinquedos, os educadores se aproximam da concepção Vygotsky. Concluímos que o brinquedo é mais que um objeto para divertir e passar o tempo da criança, e, sim, um resgate da realidade feita pela mesma. Portanto, trabalhar o lúdico na educação infantil é imprescindível. Entretanto, não de uma maneira aleatória, mas, com a mediação do profissional de educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.