Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9033
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1924
    "inscrito_id" => 1718
    "titulo" => "O PAPEL DA LINGUAGEM  NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA"
    "resumo" => "RESUMOA construção de conceitos, desde a mais tenra idade, é um processo mental que traz na infância a linguagem como principal articuladora. O presente artigo trata-se de uma discussão sobre o papel da linguagem no processo de desenvolvimento mental infantil, tendo como aporte teórico o pensamento de VYGOTSKY. De acordo com suas ideias, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem em consonância com sua história social e acabam por se constituir no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. A linguagem, portanto, tem papel fundamental na formação do pensamento e do caráter do indivíduo. Dessa forma, pretendemos discorrer sobre o papel que a linguagem exerce no processo de desenvolvimento mental da criança através do uso das palavras na infância, levando em consideração a necessidade sentida por ela quanto à comunicação com outras pessoas, principalmente dentro do ambiente escolar. À luz dos estudos de LEONTIEV, LURIA, VYGOTSKY, dentre outros, utilizamos como metodologia uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal da cidade de Queimadas, PB, tendo como instrumentos de coleta a observação e uma entrevista. Analisamos as ações e as palavras das professoras entrevistadas, a fim de obter uma compreensão clara e segura quanto ao papel que a linguagem exerce no desenvolvimento da criança e concluímos ressaltando a importância da escola não apenas em desenvolver o pensamento do aluno, mas também a capacidade de analisar e generalizar os fenômenos da realidade, de raciocinar corretamente, sobretudo, proporcionando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Palavras – chave: Desenvolvimento. Linguagem. Comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_16_27_48_idinscrito_1718_0abcf3abca9dabbefd3a6e09b81fd215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE"
    "autor_email" => "cl_eide_brito@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9033
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1924
    "inscrito_id" => 1718
    "titulo" => "O PAPEL DA LINGUAGEM  NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA"
    "resumo" => "RESUMOA construção de conceitos, desde a mais tenra idade, é um processo mental que traz na infância a linguagem como principal articuladora. O presente artigo trata-se de uma discussão sobre o papel da linguagem no processo de desenvolvimento mental infantil, tendo como aporte teórico o pensamento de VYGOTSKY. De acordo com suas ideias, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem em consonância com sua história social e acabam por se constituir no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. A linguagem, portanto, tem papel fundamental na formação do pensamento e do caráter do indivíduo. Dessa forma, pretendemos discorrer sobre o papel que a linguagem exerce no processo de desenvolvimento mental da criança através do uso das palavras na infância, levando em consideração a necessidade sentida por ela quanto à comunicação com outras pessoas, principalmente dentro do ambiente escolar. À luz dos estudos de LEONTIEV, LURIA, VYGOTSKY, dentre outros, utilizamos como metodologia uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal da cidade de Queimadas, PB, tendo como instrumentos de coleta a observação e uma entrevista. Analisamos as ações e as palavras das professoras entrevistadas, a fim de obter uma compreensão clara e segura quanto ao papel que a linguagem exerce no desenvolvimento da criança e concluímos ressaltando a importância da escola não apenas em desenvolver o pensamento do aluno, mas também a capacidade de analisar e generalizar os fenômenos da realidade, de raciocinar corretamente, sobretudo, proporcionando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Palavras – chave: Desenvolvimento. Linguagem. Comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_16_27_48_idinscrito_1718_0abcf3abca9dabbefd3a6e09b81fd215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE"
    "autor_email" => "cl_eide_brito@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOA construção de conceitos, desde a mais tenra idade, é um processo mental que traz na infância a linguagem como principal articuladora. O presente artigo trata-se de uma discussão sobre o papel da linguagem no processo de desenvolvimento mental infantil, tendo como aporte teórico o pensamento de VYGOTSKY. De acordo com suas ideias, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem em consonância com sua história social e acabam por se constituir no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. A linguagem, portanto, tem papel fundamental na formação do pensamento e do caráter do indivíduo. Dessa forma, pretendemos discorrer sobre o papel que a linguagem exerce no processo de desenvolvimento mental da criança através do uso das palavras na infância, levando em consideração a necessidade sentida por ela quanto à comunicação com outras pessoas, principalmente dentro do ambiente escolar. À luz dos estudos de LEONTIEV, LURIA, VYGOTSKY, dentre outros, utilizamos como metodologia uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal da cidade de Queimadas, PB, tendo como instrumentos de coleta a observação e uma entrevista. Analisamos as ações e as palavras das professoras entrevistadas, a fim de obter uma compreensão clara e segura quanto ao papel que a linguagem exerce no desenvolvimento da criança e concluímos ressaltando a importância da escola não apenas em desenvolver o pensamento do aluno, mas também a capacidade de analisar e generalizar os fenômenos da realidade, de raciocinar corretamente, sobretudo, proporcionando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Palavras – chave: Desenvolvimento. Linguagem. Comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.