Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTANCIA, INTERATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8981
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 1772
    "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO  DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A educação a distância está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo, à medida que as empresas buscam reduzir seus custos e aumentar a qualidade de seu capital humano, condição de sobrevivência no mundo globalizado. Este trabalho visa mostrar a importância da Educação a Distância - EAD, no Brasil, demonstrando que esta modalidade de ensino está conquistando nos últimos anos, o seu espaço e revelando, ainda, a influência desta para com a sociedade quem não tem a oportunidade de freqüentar o ensino presencial. Assim, tivemos como objetivos investigar, de forma crítica, as contribuições que o ensino à distância (formato virtual) tem possibilitado no que se refere à formação de docentes, analisando ainda a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino/aprendizagem. Quanto a metodologia realizamos a aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e elaboração de gráficos e tabelas. Objetivando consolidar nossas discussões nos apoiamos em autores como Azevedo (2008), Beloni (2006), Laudon e London (1999), Lima (2000), Litwin (2001), Martins (2002), Moran (2002) e Silva (2012). Compreendemos então que a EAD visa a promoção de uma educação aberta e permanente, através da superação das distâncias entre professores e alunos, em espaços e tempos compartilhados através de um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a interatividade entre esses sujeitos de  aprendizagem. Segundo entrevistados,  o curso é um incentivador eficiente para o prosseguimento dos estudos. Assim, o diálogo e a reflexão são, portanto, fundamentais para que a EAD sustente-se como modalidade de ensino aprendizagem eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTANCIA, INTERATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_59_50_idinscrito_1772_00a0caa1d92dd261b84d4c87f79ca8c4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBIANA DANTAS CALIXTO"
    "autor_nome_curto" => "CLEBIANA"
    "autor_email" => "clebianageo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8981
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 1772
    "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO  DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A educação a distância está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo, à medida que as empresas buscam reduzir seus custos e aumentar a qualidade de seu capital humano, condição de sobrevivência no mundo globalizado. Este trabalho visa mostrar a importância da Educação a Distância - EAD, no Brasil, demonstrando que esta modalidade de ensino está conquistando nos últimos anos, o seu espaço e revelando, ainda, a influência desta para com a sociedade quem não tem a oportunidade de freqüentar o ensino presencial. Assim, tivemos como objetivos investigar, de forma crítica, as contribuições que o ensino à distância (formato virtual) tem possibilitado no que se refere à formação de docentes, analisando ainda a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino/aprendizagem. Quanto a metodologia realizamos a aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e elaboração de gráficos e tabelas. Objetivando consolidar nossas discussões nos apoiamos em autores como Azevedo (2008), Beloni (2006), Laudon e London (1999), Lima (2000), Litwin (2001), Martins (2002), Moran (2002) e Silva (2012). Compreendemos então que a EAD visa a promoção de uma educação aberta e permanente, através da superação das distâncias entre professores e alunos, em espaços e tempos compartilhados através de um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a interatividade entre esses sujeitos de  aprendizagem. Segundo entrevistados,  o curso é um incentivador eficiente para o prosseguimento dos estudos. Assim, o diálogo e a reflexão são, portanto, fundamentais para que a EAD sustente-se como modalidade de ensino aprendizagem eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTANCIA, INTERATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_59_50_idinscrito_1772_00a0caa1d92dd261b84d4c87f79ca8c4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBIANA DANTAS CALIXTO"
    "autor_nome_curto" => "CLEBIANA"
    "autor_email" => "clebianageo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A educação a distância está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo, à medida que as empresas buscam reduzir seus custos e aumentar a qualidade de seu capital humano, condição de sobrevivência no mundo globalizado. Este trabalho visa mostrar a importância da Educação a Distância - EAD, no Brasil, demonstrando que esta modalidade de ensino está conquistando nos últimos anos, o seu espaço e revelando, ainda, a influência desta para com a sociedade quem não tem a oportunidade de freqüentar o ensino presencial. Assim, tivemos como objetivos investigar, de forma crítica, as contribuições que o ensino à distância (formato virtual) tem possibilitado no que se refere à formação de docentes, analisando ainda a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino/aprendizagem. Quanto a metodologia realizamos a aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e elaboração de gráficos e tabelas. Objetivando consolidar nossas discussões nos apoiamos em autores como Azevedo (2008), Beloni (2006), Laudon e London (1999), Lima (2000), Litwin (2001), Martins (2002), Moran (2002) e Silva (2012). Compreendemos então que a EAD visa a promoção de uma educação aberta e permanente, através da superação das distâncias entre professores e alunos, em espaços e tempos compartilhados através de um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a interatividade entre esses sujeitos de aprendizagem. Segundo entrevistados, o curso é um incentivador eficiente para o prosseguimento dos estudos. Assim, o diálogo e a reflexão são, portanto, fundamentais para que a EAD sustente-se como modalidade de ensino aprendizagem eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.