Atualmente nas escolas, pouca visibilidade se dá a música nordestina tradicional, que traduziu o povo desta região no contexto nacional, seus ritmos, suas culturas e suas formas de viver. Entre os estilos nordestinos que se destacam no contexto da cultura regional estão aqueles desenvolvidos na musicalidade de Luiz Gonzaga. Este artista produziu uma série de canções que são ícones da música nordestina, identificando as práticas culturais deste povo. No contexto da escola, torna-se fundamental, a partir da educação musical, ensinar aos alunos, sobre a importância da cultura nordestina através da rítmica da música de Luiz Gonzaga. Neste trabalho, nosso objetivo, é discutir o ensino de ritmo através da música gonzaguiana, na perspectiva da metodologia do pedagogo musical Carl Off. Compreendemos que devido a naturalidade com que os ritmos nordestinos, contidos na obra deste autor, tais como xote, baião, dentre outros, fazem parte do contexto cotidiano das pessoas desta região, ao ensinar na perspectiva da educação musical estas práticas, contribuem para ressignificar a tradição musical nordestina.PALAVRAS-CHAVE: Ritmos nordestinos. Luiz Gonzaga. Educação Musical. Carl Orff.ABSTRACTCurrently in schools, with the culmination of the electronic forró poor visibility takes a traditional Northeastern music, which led the people of this region in the national context, their rhythms, their cultures and their ways of living. Among Northeasterners styles that stand out in the context of regional culture, are those developed in the musicality of Luiz Gonzaga. This artist produced a series of songs that northeastern music icons identifying the cultural practices of the people. In the school context, it becomes essential, from music education, teaching students about the cultural importance of Northeastern rhythms through music of Luiz Gonzaga. In this work, our objective is to discuss the teaching of rhythm Through gonzaguiana music, from the perspective of the methodology of musical pedagogue Carl Off. We understand that due to the ease with which the Northeastern rhythms contained in the work of this author, such as xote, ballad, among others, are part of the context of the everyday people of this region, to teach music education from the perspective of these practices contribute to reframe the northeastern musical tradition.