Introdução. A Equoterapia é um método de tratamento que reúne benefícios físicos, cognitivos, psicológicos e sociais. Consistindo-se como uma abordagem interdisciplinar, utiliza o cavalo como facilitador do mecanismo terapêutico e educacional. Um dos públicos mais adeptos são indivíduos com Transtorno Invasivo do desenvolvimento, principalmente o autismo, devido apresentarem como características patológicas alterações comportamentais e neuromotoras. Objetivo. Este estudo tem como finalidade avaliar a evolução de uma criança autista, quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor relacionado ao processo ensino-aprendizagem da mesma, após associar o método da Equoterapia às terapias convencionais. Método. Os dados da pesquisa foram coletados através do prontuário e evolução terapêutica efetuada pelos profissionais da Associação Paraibana de Equoteapia, onde o praticante realizava tratamento. Resultados. A criança demonstrou ganhos nos padrões motores, cognição e linguagem, assim como também melhora na interação social e comunicação. Fatores determinantes nos princípios educativos. Conclusão. O método referenciado demonstrou influenciar positivamente na inclusão social de autistas, visto que a participação interdisciplinar é primordial para atender todas as necessidades de um indivíduo com necessidades especiais.