No Brasil, a falta de interesse dos alunos pela leitura tem ganhado proporções estarrecedoras. Esse quadro se torna mais agravante entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O que fazer para promover a inclusão do aluno da EJA na prática do letramento? Que práticas de leitura pode ser trabalhado com esses alunos para que estes passem a se interessar pelos livros? Este trabalho é resultado dessas indagações e desenvolve uma proposta pedagógica que utiliza o cordel como uma ferramenta didática que procura incluir o aluno da EJA numa de prática de leitura e escrita verdadeiramente significativa. O projeto tem como objetivo despertar o interesse do aluno da EJA pela leitura e ao mesmo motivá-lo a escrever a partir da leitura de outros cordéis. A pesquisa foi subsidiada por autores que procuram discutir o desenvolvimento histórico do gênero cordel, suas práticas sociais no decorrer do tempo, bem como seu contexto de produção em sala de aula. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º nível da EJA da escola Municipal Juvenal Lamartine em Natal Rio Grande do Norte e teve duração de dois meses. Durante esse período, foi desenvolvida uma sequência didática com quatro momentos distintos: 1) leitura de cordéis 2) abordagem teórica; 3) produção individual; 4) produção coletiva e reescrita de cordéis. Esse trabalho resultou na produção de um livreto em que os alunos narravam suas experiências durante o período do curso.