Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DISLEXIA: CONHECER PARA AVALIAR E INTERVIR

Palavra-chaves: DISLEXIA, DEFINIÇÕES, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Nesse artigo, discutem-se os conceitos acerca da dislexia enunciando as principais definições atribuídas a esse distúrbio. A problemática levantada busca compreender até que ponto os conhecimentos a respeito da dislexia contribui para possíveis intervenções com o disléxico. O conhecimento sobre essa dificuldade de aprendizagem, que é tido ora como doença ora como transtorno, é um passo primordial para lidar com escolares dessa natureza, por isso, o objetivo desse estudo é discutir essas definições tecendo o valor de conhecê-las para intervir na realidade desses escolares. A abordagem, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, se dá em face das diversas contribuições dos campos de estudos, sobretudo, educacional. O estudo constata uma inconstância quanto a denominação fixa para a dislexia, mas não descarta a importância de conhecê-las para intervir na realidade frente ao processo de ensino. Trata-se, portanto, de um discurso relevante para profissionais da educação e para o público em geral.

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