Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ODISSEIA DO VALE DE JAVÉ: O CINEMA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: CINEMA, ENSINO, HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8433
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2001
    "inscrito_id" => 4261
    "titulo" => "A ODISSEIA DO VALE DE JAVÉ: O CINEMA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "RESUMOEste artigo aborda a temática: cinema e Ensino de História. O cinema apresenta-se como uma metodologia bastante eficaz quando bem aplicado pelo docente no contexto escolar. Por isso, pensando essa articulação, buscamos analisar o filme, “Narradores de Javé”, a fim de encontrar as suas possíveis contribuições para aprimorar o saber histórico no Ensino Básico. O mesmo elenca diversas características como exclusão social, patrimônio, memória e possibilita o dialogo com a História e com o que é fonte histórica. A discussão teórica é enriquecida, principalmente, através da ótica de NOVA (1996), NAPOLITANO (2003), LE GOFF (1990) BLOCH (2002), SORLIN (1994), FELÍX (2004). RESUMENEn este artículo se aborda el tema: Cine e Educación en Historia. La película se presenta como una herramienta mucho eficaz cuando se aplica correctamente por el profesor en el contexto escolar. Por lo tanto, teniendo en cuenta esta articulación, se analiza la película, "Narradores de Javé", con el fin de encontrar sus posibles contribuciones para mejorar el conocimiento histórico en la Educación Básica. El mismo tiene una serie de características, como la exclusión social y la equidad y permite el diálogo con la historia, con lo que es fuente histórica. La discusión teórica se enriquece principalmente a través de la lente de NOVA (1996), Napolitano (2003), Le Goff (1990) Bloch (2002), Sorlin (1994), Félix (2004)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ENSINO, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_42_40_idinscrito_4261_d13f9f5c61be5e24b12c251b21acab37.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA KAROL DE OLIVEIRA FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FALCÃO"
    "autor_email" => "julianakarol-16@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8433
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2001
    "inscrito_id" => 4261
    "titulo" => "A ODISSEIA DO VALE DE JAVÉ: O CINEMA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "RESUMOEste artigo aborda a temática: cinema e Ensino de História. O cinema apresenta-se como uma metodologia bastante eficaz quando bem aplicado pelo docente no contexto escolar. Por isso, pensando essa articulação, buscamos analisar o filme, “Narradores de Javé”, a fim de encontrar as suas possíveis contribuições para aprimorar o saber histórico no Ensino Básico. O mesmo elenca diversas características como exclusão social, patrimônio, memória e possibilita o dialogo com a História e com o que é fonte histórica. A discussão teórica é enriquecida, principalmente, através da ótica de NOVA (1996), NAPOLITANO (2003), LE GOFF (1990) BLOCH (2002), SORLIN (1994), FELÍX (2004). RESUMENEn este artículo se aborda el tema: Cine e Educación en Historia. La película se presenta como una herramienta mucho eficaz cuando se aplica correctamente por el profesor en el contexto escolar. Por lo tanto, teniendo en cuenta esta articulación, se analiza la película, "Narradores de Javé", con el fin de encontrar sus posibles contribuciones para mejorar el conocimiento histórico en la Educación Básica. El mismo tiene una serie de características, como la exclusión social y la equidad y permite el diálogo con la historia, con lo que es fuente histórica. La discusión teórica se enriquece principalmente a través de la lente de NOVA (1996), Napolitano (2003), Le Goff (1990) Bloch (2002), Sorlin (1994), Félix (2004)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ENSINO, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_42_40_idinscrito_4261_d13f9f5c61be5e24b12c251b21acab37.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA KAROL DE OLIVEIRA FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FALCÃO"
    "autor_email" => "julianakarol-16@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOEste artigo aborda a temática: cinema e Ensino de História. O cinema apresenta-se como uma metodologia bastante eficaz quando bem aplicado pelo docente no contexto escolar. Por isso, pensando essa articulação, buscamos analisar o filme, “Narradores de Javé”, a fim de encontrar as suas possíveis contribuições para aprimorar o saber histórico no Ensino Básico. O mesmo elenca diversas características como exclusão social, patrimônio, memória e possibilita o dialogo com a História e com o que é fonte histórica. A discussão teórica é enriquecida, principalmente, através da ótica de NOVA (1996), NAPOLITANO (2003), LE GOFF (1990) BLOCH (2002), SORLIN (1994), FELÍX (2004). RESUMENEn este artículo se aborda el tema: Cine e Educación en Historia. La película se presenta como una herramienta mucho eficaz cuando se aplica correctamente por el profesor en el contexto escolar. Por lo tanto, teniendo en cuenta esta articulación, se analiza la película, "Narradores de Javé", con el fin de encontrar sus posibles contribuciones para mejorar el conocimiento histórico en la Educación Básica. El mismo tiene una serie de características, como la exclusión social y la equidad y permite el diálogo con la historia, con lo que es fuente histórica. La discusión teórica se enriquece principalmente a través de la lente de NOVA (1996), Napolitano (2003), Le Goff (1990) Bloch (2002), Sorlin (1994), Félix (2004).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.