Buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos muitas instituições apostam na inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação nas salas de aula, como suplemento ao material didático recebido pelos alunos, uma vez que com a revolução tecnológica iniciada pela globalização, o uso das TIC é uma ação crescente no cotidiano de milhares de cidadãos. Contudo, as novas tecnologias, mesmo sendo algo relativamente recente, atualizam-se constantemente. Nos últimos anos, a internet 2.0, que possui como principal característica a promoção da comunicação entre seus usuários através da criação de redes de relacionamentos, popularizou-se em diversos países, inclusive no Brasil chegando a possuir mais usuários do que os “antigos” blogs e chats, por exemplo. Diante deste cenário, a educação, buscando acompanhar os avanços tecnológicos vivenciado pelas demais esferas sociais, insere, cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar. Embora uma das funções da escola seja a de alfabetizar, ou seja, introduzir os alunos numa cultura de escrita alfabética. Veremos que a partir da década de 1990, a discussão sobre a alfabetização passou a ser vinculada a outro fenômeno, o letramento. Neste estudo, entendemos como letramento uma maneira de ter o acesso à informação e utilizá-la em ações cotidianas a partir da realização de práticas de leitura e escrita utilizando como suporte a tela do computador. Por esse motivo, este estudo se justifica no momento em que almejamos investigar de que forma o uso pedagógico das redes sociais contribui no processo de letramento digital dos alunos de uma escola pública estadual da cidade do Recife. A escolha do Twitter como objeto da nossa investigação deu-se pelo fato do microblog ter sido eleito, por três anos consecutivos a melhor ferramenta para aprendizagem pelo Centre for Learning & Performance Technologies. É sabido que esse ranking é feito a partir de parâmetros internacionais, contudo no Brasil o Twitter é a terceira rede social mais acessada e, por esse motivo acreditamos na relevância dessa investigação. Para realizarmos esse estudo, elaboraremos um projeto de intervenção com finalidade de verificarmos quais as contribuições trazidas pelo uso pedagógico do Twitter ao processo de desenvolvimento do letramento digital. Para tanto, possuímos como objetivo geral analisar quais as contribuições do uso pedagógico do Twitter no processo de letramento digital dos alunos de uma escola pública da cidade do Recife e como objetivos específicos almejamos identificar o nível de letramento digital que os alunos possuem antes da realização do projeto de intervenção; verificar o nível do letramento digital dos alunos após o uso do Twitter na sala de aula; e analisar as produções textual dos alunos realizadas no Twitter. Partiremos da hipótese que o uso do Twitter contribui para o desenvolvimento do letramento digital e ampliação das possibilidades de leitura e escritas, à condição de que, nas produções utilizando o computador o estudante seja levado a produzir textos argumentativos, porque as produções textuais no Twitter possuem características específicas como a escrita de pequenos textos, o que favorece no desempenho das habilidades de produção textual.