O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado em desenvolvimento que tem como objetivo investigar sobre como se dá a avaliação da aprendizagem em componentes curriculares de Cursos Técnicos de Formação Profissional. Para realizar a investigação escolhemos cursos de Nível Médio Integrado ofertados em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Buscando atingir o objetivo fixado elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar elementos da concepção dos professores sobre a avaliação da aprendizagem; identificar os instrumentos de avaliação que eles utilizam; analisar a materialização da avaliação da aprendizagem a partir dos instrumentos utilizados na prática pedagógica. O interesse pela temática tratada nesta pesquisa provém de uma inquietação diante do alto índice de retenção dos estudantes nas disciplinas de formação técnica. Para compreendermos a relação da avaliação da aprendizagem com nossa inquietação fazemos uma discussão aprofundada de vários aspectos que compõem nossa problemática. Discorremos sobre a história da educação no Brasil, enfocando a implantação da educação profissional, tratando também da consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ilustrando o IFPE. Como suporte teórico nos embasamos nos estudos de Saviani (2011), Aranha (2006) e Romanellie (2003). Para tratarmos da questão da Educação Profissional e da oferta do Ensino Médio Integrado apoiamo-nos nos estudos Machado (2005) e Manfredi (2003), bem como nos documentos oficiais. Quanto à avaliação da aprendizagem tomamos por base a discussão trazida por Silva (2006), Luckesi (2005) e Hoffmam (2009). Ainda para embasar a pesquisa serão analisadas as publicações científicas dos GT da ANPEd, Capes e PPG da UFPE entre 2008 e 2014, que trazem resultados das pesquisas realizadas com a mesma temática. Os sujeitos da pesquisa serão seis professores que lecionam disciplinas de formação profissional nos cursos técnicos de Nível Médio Integrado em Edificações e Mecatrônica em um campus do IFPE. Como procedimento de coleta dos dados utilizaremos a análise documental, entrevistas semiestruturadas com os docentes e observação de sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa documental se dará a partir da análise sobre a implementação, a regularização e as reformas legais que ocorreram ao longo da história da Educação no Brasil e, concomitantemente, da Educação Profissional e do Ensino Médio Integrado. A pesquisa empírica será realizada junto a docentes que lecionam disciplinas de formação técnica nos cursos selecionados, através de entrevistas e da observação de aulas. A Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (2009), nos dará suporte para análise dos dados coletados, tendo como estruturação as categorias teóricas que fundamentam a pesquisa, bem como outras advindas da pesquisa empírica. A avaliação enquanto instrumento de regulação da aprendizagem é um meio que pode propiciar ao professor identificar elementos para a análise do desenvolvimento intelectual, afetivo, social do aluno e do planejamento de ensino.