A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5829 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS" "resumo" => "Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013) sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos. Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_19_31_32_idinscrito_477_3c9d59336b30afcf63bacaf39d628426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE GLEICE BARBOSA DE FARIAS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "christiane.farias@oi.com." "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5829 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS" "resumo" => "Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013) sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos. Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_19_31_32_idinscrito_477_3c9d59336b30afcf63bacaf39d628426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE GLEICE BARBOSA DE FARIAS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "christiane.farias@oi.com." "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }