Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INCLUSIVA.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O uso de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa propicia reflexões para além do modo tradicional. Conforme Moran (2015, p. 27), é possível “ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços”. Nesse ínterim, a audiodescrição pode ser utilizada para tornar acessíveis conteúdos audiovisuais às pessoas com deficiência visual, através de narrações objetivas de imagens e informações relevantes, complementando e descrevendo o que está sendo visualmente transmitido. A audiodescrição inclui detalhes sobre gestos, expressões faciais, linguagem corporal, cenários, figurinos, entre outros elementos visuais com o objetivo de proporcionar uma experiência acessível e inclusiva para as pessoas com deficiência visual. Considerando esses pressupostos. o objetivo principal deste trabalho concerne em refletir sobre o uso de metodologias ativas no ensino da língua portuguesa, desde a Educação Infantil, perpassando pelo Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, no intuito de ampliar e promover a discussão acerca da audiodescrição na escola. A metodologia deste artigo baseia-se no desenvolvimento de sequências didáticas, que corroboram na inclusão do educando cego ou baixa visão a partir da utilização de recursos de baixo custo, favorecendo uma aprendizagem significativa. As metodologias ativas são abordagens de ensino que valorizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa. Ademais, consideramos que, ao aplicar metodologias ativas para alunos cegos, é fundamental considerar a acessibilidade como aspecto central do processo de ensino-aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho obteve-se como resultado a percepção de que a audiodescrição se mostra como uma ferramenta poderosa que permite aos alunos cegos equidade no acesso a conteúdos visuais, possibilitando sua participação ativa e significativa nas atividades propostas. Destarte, a inclusão de alunos cegos ou baixa visão nas metodologias ativas contribui para uma educação mais equitativa e enriquecedora para todos os estudantes.

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