Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO LEITORA NO AMBIENTE ESCOLAR MEDIADA PELA LEITURA E O DIÁLOGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108396
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO LEITORA NO AMBIENTE ESCOLAR MEDIADA PELA LEITURA E O DIÁLOGO"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca do projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Eraldo César de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB, ocorrido no ano de 2023. Participaram do projeto 60 estudantes dos turnos da manhã e da tarde, como também professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado foi realizado em uma perspectiva participativa e inclusiva, por meio da roda de conversa que possibilita a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, favorecendo para uma formação de leitor comunicativo e ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto venha a ser um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, cooperando assim para seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Como também, almeja-se que a instituição escolar, com esta semente plantada e incentivada pelo projeto, promova e crie mais encontros com a leitura em diversos espaços internos e externos. Nosso desejo é que, a unidade escolar por meio de seus educandos, possam dialogarem em encontros com a leitura se constituindo uma escola leitora, e sendo também inspiradoras da leitura para demais escolas da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1201_TB533_25032024211005.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DE PAULA TAVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE"
    "autor_email" => "lidianedep.taveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108396
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO LEITORA NO AMBIENTE ESCOLAR MEDIADA PELA LEITURA E O DIÁLOGO"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca do projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Eraldo César de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB, ocorrido no ano de 2023. Participaram do projeto 60 estudantes dos turnos da manhã e da tarde, como também professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado foi realizado em uma perspectiva participativa e inclusiva, por meio da roda de conversa que possibilita a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, favorecendo para uma formação de leitor comunicativo e ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto venha a ser um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, cooperando assim para seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Como também, almeja-se que a instituição escolar, com esta semente plantada e incentivada pelo projeto, promova e crie mais encontros com a leitura em diversos espaços internos e externos. Nosso desejo é que, a unidade escolar por meio de seus educandos, possam dialogarem em encontros com a leitura se constituindo uma escola leitora, e sendo também inspiradoras da leitura para demais escolas da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1201_TB533_25032024211005.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DE PAULA TAVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE"
    "autor_email" => "lidianedep.taveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

RESUMO O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca do projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Eraldo César de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB, ocorrido no ano de 2023. Participaram do projeto 60 estudantes dos turnos da manhã e da tarde, como também professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado foi realizado em uma perspectiva participativa e inclusiva, por meio da roda de conversa que possibilita a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, favorecendo para uma formação de leitor comunicativo e ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto venha a ser um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, cooperando assim para seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Como também, almeja-se que a instituição escolar, com esta semente plantada e incentivada pelo projeto, promova e crie mais encontros com a leitura em diversos espaços internos e externos. Nosso desejo é que, a unidade escolar por meio de seus educandos, possam dialogarem em encontros com a leitura se constituindo uma escola leitora, e sendo também inspiradoras da leitura para demais escolas da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.