Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DONA MARIA AMÉLIA BEZERRA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Novo Ensino Médio enquanto política educacional recente traz em suas ações a ampliação das escolas de tempo integral, sendo essa a realidade na rede estadual de ensino em todo o estado do Ceará. A adequação das instituições para contemplar esse novo formato precisa de profundas mudanças para que venham a garantir qualidade e equidade do processo educativo, principalmente no que concerne à inclusão. Conforme a LDB, em seu artigo 59 inciso III, os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais professores capacitados para a integração desses educandos. O Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011 em seu 5º artigo parágrafo 3º, afirma que as salas multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também explicita que o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno. Objetivo: analisar aspectos referente à educação inclusiva na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Dona Maria Amélia Bezerra. Metodologia: foi realizada uma análise documental junto à secretaria da escola e confirmado se os achados refletem a realidade de sala de aula com a coordenação da escola. Enquanto resultado, obteve-se os dados das matrículas do ano 2023 e 2024, identificando-se um aumento em 50% dos matriculados com laudo de um ano para o outro, isso sem adicionar os alunos com dificuldades de aprendizagem que (ainda) não tem laudo (relato da coordenadora escolar). Nisso, professores e gestores precisaram ampliar as discussões sobre as práticas pedagógicas e adaptação curricular para o tempo integral, reforçando a importância de melhorias nas estruturas e a necessidade de uma sala multifuncional uma vez que a escola não a possui.

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