Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE LIBRAS NOS CURSOS DO IFCE DAS REGIÕES 2 E 5: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ALINHAMENTO CURRICULAR E METODOLOGIAS DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108348
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 2108
    "titulo" => "ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE LIBRAS NOS CURSOS DO IFCE DAS REGIÕES 2 E 5: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ALINHAMENTO CURRICULAR E METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "resumo" => "Este estudo, embasado em autores como Felipe (2018), Quadros (2004) e Campello (2023), visa analisar os Planos de Unidades Didáticas (PUDs) de Libras nos cursos do IFCE nas regiões administrativas 2 e 5. Com foco na estrutura, metodologias de ensino e alinhamento com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e legislações pertinentes, busca-se compreender a elaboração e implementação desses planos, identificando práticas eficazes e desafios no ensino de Libras. Observa-se uma diversidade na inclusão da disciplina nos currículos, com inconsistências nos Projetos Pedagógicos de Curso e desafios na implementação de políticas inclusivas. A obrigatoriedade do ensino de Libras é estabelecida pela Lei nº 10.436/2002 e pelo Decreto nº 5626/2005, sendo reforçada pelo IFCE através de resoluções institucionais, como a Resolução n° 99 de 27 de setembro de 2017. A abordagem qualitativa da pesquisa envolve análise documental e verificação da consonância entre os PUDs e objetivos educacionais, buscando adequação às diretrizes curriculares e necessidades dos estudantes surdos e ouvintes. Propõe-se sugestões para aprimoramento visando a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas na educação. Espera-se que este estudo, ancorado nas contribuições desses autores e outros da área de Educação Inclusiva, Línguas e Estudos Surdos, gere reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e contribua para a formação de profissionais comprometidos com a igualdade de oportunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2108_TB468_07072024235758.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO RIBEIRO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardo.barros@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108348
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 2108
    "titulo" => "ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE LIBRAS NOS CURSOS DO IFCE DAS REGIÕES 2 E 5: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ALINHAMENTO CURRICULAR E METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "resumo" => "Este estudo, embasado em autores como Felipe (2018), Quadros (2004) e Campello (2023), visa analisar os Planos de Unidades Didáticas (PUDs) de Libras nos cursos do IFCE nas regiões administrativas 2 e 5. Com foco na estrutura, metodologias de ensino e alinhamento com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e legislações pertinentes, busca-se compreender a elaboração e implementação desses planos, identificando práticas eficazes e desafios no ensino de Libras. Observa-se uma diversidade na inclusão da disciplina nos currículos, com inconsistências nos Projetos Pedagógicos de Curso e desafios na implementação de políticas inclusivas. A obrigatoriedade do ensino de Libras é estabelecida pela Lei nº 10.436/2002 e pelo Decreto nº 5626/2005, sendo reforçada pelo IFCE através de resoluções institucionais, como a Resolução n° 99 de 27 de setembro de 2017. A abordagem qualitativa da pesquisa envolve análise documental e verificação da consonância entre os PUDs e objetivos educacionais, buscando adequação às diretrizes curriculares e necessidades dos estudantes surdos e ouvintes. Propõe-se sugestões para aprimoramento visando a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas na educação. Espera-se que este estudo, ancorado nas contribuições desses autores e outros da área de Educação Inclusiva, Línguas e Estudos Surdos, gere reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e contribua para a formação de profissionais comprometidos com a igualdade de oportunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2108_TB468_07072024235758.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO RIBEIRO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardo.barros@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este estudo, embasado em autores como Felipe (2018), Quadros (2004) e Campello (2023), visa analisar os Planos de Unidades Didáticas (PUDs) de Libras nos cursos do IFCE nas regiões administrativas 2 e 5. Com foco na estrutura, metodologias de ensino e alinhamento com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e legislações pertinentes, busca-se compreender a elaboração e implementação desses planos, identificando práticas eficazes e desafios no ensino de Libras. Observa-se uma diversidade na inclusão da disciplina nos currículos, com inconsistências nos Projetos Pedagógicos de Curso e desafios na implementação de políticas inclusivas. A obrigatoriedade do ensino de Libras é estabelecida pela Lei nº 10.436/2002 e pelo Decreto nº 5626/2005, sendo reforçada pelo IFCE através de resoluções institucionais, como a Resolução n° 99 de 27 de setembro de 2017. A abordagem qualitativa da pesquisa envolve análise documental e verificação da consonância entre os PUDs e objetivos educacionais, buscando adequação às diretrizes curriculares e necessidades dos estudantes surdos e ouvintes. Propõe-se sugestões para aprimoramento visando a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas na educação. Espera-se que este estudo, ancorado nas contribuições desses autores e outros da área de Educação Inclusiva, Línguas e Estudos Surdos, gere reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e contribua para a formação de profissionais comprometidos com a igualdade de oportunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.