Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PESSOA SURDA: DA EXCLUSÃO ÀS CONQUISTAS LEGAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108307
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 1138
    "titulo" => "PESSOA SURDA: DA EXCLUSÃO ÀS CONQUISTAS LEGAIS"
    "resumo" => "A história da pessoa surda é marcada por exclusão, lutas e conquistas de uma comunidade que almeja acesso à comunicação, educação e demais direitos. Persistem na busca de melhorias sociais e nessa trajetória conquistaram leis, decretos e outros que permitem a garantia de seus direitos e fortalecimento de suas lutas. Este artigo traz uma análise de documentos legais que garantem a inclusão da pessoa surda nos diferentes espaços sociais. Contextualizou-se os aspectos históricos e educacionais desse público, principais conquistas legais, e implicações para o processo de inclusão e participação na sociedade. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como bibliográfica, documental, qualitativa e descritiva, discorreu sobre as principais leis e documentos que garantem direitos à comunidade surda. Na fundamentação teórica desta pesquisa, utilizou-se autores que contribuem para melhor compreensão dos conceitos apresentados, dentre eles estão: Quadros(2006), Neiva (2005), Gesser (2020), Andreis (2015), Lei de nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Decreto de nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Lei de nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021, Lei de nº14.704, de 25 de outubro de 2023, que altera a Lei de nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 dentre outros documentos legais. O trabalho foi estruturado em cinco seções: na primeira, contextualiza-se a história da pessoa surda evidenciando os aspectos históricos e educacionais; na segunda, apresenta-se as principais leis, decretos e documentos que traz garantias à esta comunidade; na terceira,evidencia-se a metodologia utilizada na pesquisa; na quarta, discute-se os dados coletados acerca da temática; e, por último, na quinta seção, tecem-se as considerações finais do estudo. Conclui-se, portanto, que as muitas conquistas legais alcançadas pelas pessoas surdas, permitiram maior participação nos diferentes contextos sociais, mas se faz necessário maior efetivação dessas leis para que de fato tenham a garantia de todos os seus direitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1138_TB408_07072024212809.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA ALMEIDA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA"
    "autor_email" => "luzia.sousa@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVANGÉLICA DO MEIO NORTE (FAEME)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108307
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 1138
    "titulo" => "PESSOA SURDA: DA EXCLUSÃO ÀS CONQUISTAS LEGAIS"
    "resumo" => "A história da pessoa surda é marcada por exclusão, lutas e conquistas de uma comunidade que almeja acesso à comunicação, educação e demais direitos. Persistem na busca de melhorias sociais e nessa trajetória conquistaram leis, decretos e outros que permitem a garantia de seus direitos e fortalecimento de suas lutas. Este artigo traz uma análise de documentos legais que garantem a inclusão da pessoa surda nos diferentes espaços sociais. Contextualizou-se os aspectos históricos e educacionais desse público, principais conquistas legais, e implicações para o processo de inclusão e participação na sociedade. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como bibliográfica, documental, qualitativa e descritiva, discorreu sobre as principais leis e documentos que garantem direitos à comunidade surda. Na fundamentação teórica desta pesquisa, utilizou-se autores que contribuem para melhor compreensão dos conceitos apresentados, dentre eles estão: Quadros(2006), Neiva (2005), Gesser (2020), Andreis (2015), Lei de nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Decreto de nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Lei de nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021, Lei de nº14.704, de 25 de outubro de 2023, que altera a Lei de nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 dentre outros documentos legais. O trabalho foi estruturado em cinco seções: na primeira, contextualiza-se a história da pessoa surda evidenciando os aspectos históricos e educacionais; na segunda, apresenta-se as principais leis, decretos e documentos que traz garantias à esta comunidade; na terceira,evidencia-se a metodologia utilizada na pesquisa; na quarta, discute-se os dados coletados acerca da temática; e, por último, na quinta seção, tecem-se as considerações finais do estudo. Conclui-se, portanto, que as muitas conquistas legais alcançadas pelas pessoas surdas, permitiram maior participação nos diferentes contextos sociais, mas se faz necessário maior efetivação dessas leis para que de fato tenham a garantia de todos os seus direitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1138_TB408_07072024212809.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA ALMEIDA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA"
    "autor_email" => "luzia.sousa@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVANGÉLICA DO MEIO NORTE (FAEME)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A história da pessoa surda é marcada por exclusão, lutas e conquistas de uma comunidade que almeja acesso à comunicação, educação e demais direitos. Persistem na busca de melhorias sociais e nessa trajetória conquistaram leis, decretos e outros que permitem a garantia de seus direitos e fortalecimento de suas lutas. Este artigo traz uma análise de documentos legais que garantem a inclusão da pessoa surda nos diferentes espaços sociais. Contextualizou-se os aspectos históricos e educacionais desse público, principais conquistas legais, e implicações para o processo de inclusão e participação na sociedade. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como bibliográfica, documental, qualitativa e descritiva, discorreu sobre as principais leis e documentos que garantem direitos à comunidade surda. Na fundamentação teórica desta pesquisa, utilizou-se autores que contribuem para melhor compreensão dos conceitos apresentados, dentre eles estão: Quadros(2006), Neiva (2005), Gesser (2020), Andreis (2015), Lei de nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Decreto de nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Lei de nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021, Lei de nº14.704, de 25 de outubro de 2023, que altera a Lei de nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 dentre outros documentos legais. O trabalho foi estruturado em cinco seções: na primeira, contextualiza-se a história da pessoa surda evidenciando os aspectos históricos e educacionais; na segunda, apresenta-se as principais leis, decretos e documentos que traz garantias à esta comunidade; na terceira,evidencia-se a metodologia utilizada na pesquisa; na quarta, discute-se os dados coletados acerca da temática; e, por último, na quinta seção, tecem-se as considerações finais do estudo. Conclui-se, portanto, que as muitas conquistas legais alcançadas pelas pessoas surdas, permitiram maior participação nos diferentes contextos sociais, mas se faz necessário maior efetivação dessas leis para que de fato tenham a garantia de todos os seus direitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.