Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ARCADISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL NA AULA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA DA LICENCIATURA EM LETRAS-UFPE EM ESCOLA ESTADUAL DE SUMÉ-PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108243
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 2110
    "titulo" => "ARCADISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL NA AULA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA DA LICENCIATURA EM LETRAS-UFPE EM ESCOLA ESTADUAL DE SUMÉ-PB"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas, elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO, 2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2110_TB324_13032024184730.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro_almeida_15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108243
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 2110
    "titulo" => "ARCADISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL NA AULA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA DA LICENCIATURA EM LETRAS-UFPE EM ESCOLA ESTADUAL DE SUMÉ-PB"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas, elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO, 2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2110_TB324_13032024184730.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro_almeida_15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas, elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO, 2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.