Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS SÓLIDOS DE PLATÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA DESENVOLVER AUTONOMIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Considerando que cada vez mais tem se tornado evidente a necessidade de pensar possibilidades para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra na perspectiva da educação inclusiva, diversas são as pesquisas que têm investigado de modo aprofundado sobre a temática, trazendo esclarecimentos, possibilidades e apontando desafios enfrentados pela comunidade escolar. No campo da Educação Matemática não tem sido diferente, diversas são as pesquisas que têm abordado o tema da educação inclusiva sob diversas abordagens, entre as quais destacamos as que têm trazido dados informativos acerca de como o processo de educação inclusiva tem acontecido nas escolas e salas de aulas. Especificamente, no presente estudo, levou-se em consideração informações acerca dos desafios enfrentados em uma sala de aula de matemática em uma escola no interior da Paraíba, para se pensar possibilidades de práticas que possibilitem e favoreçam o rompimento de barreiras que impedem que a efetiva inclusão ocorra. A presente discussão enfatiza como possibilidade a utilização de materiais concretos, especificamente uma abordagem com os sólidos de Platão, para promoção de um ambiente de aprendizagem que esteja envolvido na perspectiva da educação inclusiva, objetivando favorecer não apenas a construção de conhecimentos geométricos, mas principalmente a autonomia do aluno. O estudo seguiu o percurso metodológico estabelecido pela pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e acredita estar contribuindo para reflexões, discussões e práticas acerca do tema.

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