Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AEE ITINERANTE: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA ALÉM DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108178
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 2035
    "titulo" => "AEE ITINERANTE: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA ALÉM DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS."
    "resumo" => "O serviço de atendimento educacional especializado (AEE), realizado por meio de um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade pedagógicos, institucionalmente organizado, é prestado de forma complementar ou suplementar, a formação dos(as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. Constitui-se um direito consolidado e amparado legalmente. A itinerância do AEE surgiu como projeto, por meio da necessidade de levar o serviço, ainda que não possua a sala de recursos multifuncionais, à todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. Justifica-se a partir do crescimento do público-alvo da Educação Especial e o direito ao serviço. O projeto do AEE Itinerante veio assegurar o atendimento dando sustentação, não apenas aos estudantes com laudo/triagem, mas também às famílias e profissionais da educação que necessitam da compreensão dos diretos da pessoa com deficiência a escola e a todos os serviços. O projeto se estruturou e mapeou todos os dados dos(as) estudantes com deficiência matriculados em seu Sistema de Ensino, garantindo direitos como: Plano Educacional Individualizado (PEI), profissional de apoio, formação continuada para a comunidade escolar. Ademais, podemos afirmar que o AEE itinerante garante não apenas o cumprimento da lei, mas, sobretudo, o oferecimento de um serviço especializado e necessário, o que minimiza assim os impactos das dificuldades de aprendizagem desses(as) estudantes da Rede. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com enfoque metodológico bibliográfico com estudo de caso na rede municipal de João Pessoa/PB, bem como os estudos de campo e a observância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei Brasileira da Inclusão (2015)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2035_TB230_06062024125009.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH DANIELLE CARDOSO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH"
    "autor_email" => "sarahdaniellecs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108178
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 2035
    "titulo" => "AEE ITINERANTE: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA ALÉM DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS."
    "resumo" => "O serviço de atendimento educacional especializado (AEE), realizado por meio de um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade pedagógicos, institucionalmente organizado, é prestado de forma complementar ou suplementar, a formação dos(as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. Constitui-se um direito consolidado e amparado legalmente. A itinerância do AEE surgiu como projeto, por meio da necessidade de levar o serviço, ainda que não possua a sala de recursos multifuncionais, à todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. Justifica-se a partir do crescimento do público-alvo da Educação Especial e o direito ao serviço. O projeto do AEE Itinerante veio assegurar o atendimento dando sustentação, não apenas aos estudantes com laudo/triagem, mas também às famílias e profissionais da educação que necessitam da compreensão dos diretos da pessoa com deficiência a escola e a todos os serviços. O projeto se estruturou e mapeou todos os dados dos(as) estudantes com deficiência matriculados em seu Sistema de Ensino, garantindo direitos como: Plano Educacional Individualizado (PEI), profissional de apoio, formação continuada para a comunidade escolar. Ademais, podemos afirmar que o AEE itinerante garante não apenas o cumprimento da lei, mas, sobretudo, o oferecimento de um serviço especializado e necessário, o que minimiza assim os impactos das dificuldades de aprendizagem desses(as) estudantes da Rede. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com enfoque metodológico bibliográfico com estudo de caso na rede municipal de João Pessoa/PB, bem como os estudos de campo e a observância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei Brasileira da Inclusão (2015)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2035_TB230_06062024125009.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH DANIELLE CARDOSO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH"
    "autor_email" => "sarahdaniellecs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O serviço de atendimento educacional especializado (AEE), realizado por meio de um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade pedagógicos, institucionalmente organizado, é prestado de forma complementar ou suplementar, a formação dos(as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. Constitui-se um direito consolidado e amparado legalmente. A itinerância do AEE surgiu como projeto, por meio da necessidade de levar o serviço, ainda que não possua a sala de recursos multifuncionais, à todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. Justifica-se a partir do crescimento do público-alvo da Educação Especial e o direito ao serviço. O projeto do AEE Itinerante veio assegurar o atendimento dando sustentação, não apenas aos estudantes com laudo/triagem, mas também às famílias e profissionais da educação que necessitam da compreensão dos diretos da pessoa com deficiência a escola e a todos os serviços. O projeto se estruturou e mapeou todos os dados dos(as) estudantes com deficiência matriculados em seu Sistema de Ensino, garantindo direitos como: Plano Educacional Individualizado (PEI), profissional de apoio, formação continuada para a comunidade escolar. Ademais, podemos afirmar que o AEE itinerante garante não apenas o cumprimento da lei, mas, sobretudo, o oferecimento de um serviço especializado e necessário, o que minimiza assim os impactos das dificuldades de aprendizagem desses(as) estudantes da Rede. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com enfoque metodológico bibliográfico com estudo de caso na rede municipal de João Pessoa/PB, bem como os estudos de campo e a observância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei Brasileira da Inclusão (2015).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.