Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo pesquisar e analisar como se dá a alfabetização dos estudantes com deficiência visual nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Goiânia. Foi realizada uma pesquisa de campo nas escolas com autorização da Secretaria Municipal de Educação-SME. Diante de toda análise observa-se uma carência na rede, onde se tem profissionais que atuam frente a uma causa tão importante com pouco tempo de atuação nessa área e com pouca formação continuada para que aconteça a alfabetização dos estudantes com deficiência visual. Outro aspecto importante é a falta de materiais específicos que o auxiliam os estudantes a uma melhor adaptação e aprendizagem, sendo assim, ressalta-se a inclusão dos estudantes com qualquer grau de deficiência, em se tratando de inclusão é um processo lento e demorado e de difícil acesso para muitos desses estudantes, por falta de conhecimentos ou recursos. Mediante os fatos abordados durante a pesquisa destaca-se a importância de uma ação conjunta, ou seja, uma rede de apoio, com profissionais qualificados juntamente com a família que tem um papel fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do estudante, em que estejam dispostos a fazer a inclusão acontecer de modo geral, visando a alfabetização a aprendizagem desses estudantes que na maioria das vezes são excluídos da sociedade.

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