Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ESTUDANTES COM CEGUEIRA – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108133
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ESTUDANTES COM CEGUEIRA – UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados à adaptação de materiais no ensino de ciências para estudantes com cegueira, nas séries finais do Ensino Fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação Especial, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIFAP. A pesquisa foi realizada no período de março à dezembro de 2023. Para isso foi realizado um levantamento de livros, artigos, teses e dissertações na área publicados entre os anos 1995 a 2020. Após a seleção dos textos foi aplicado o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Como resultado obteve-se a estruturação do texto nos seguintes tópicos: (a) Inclusão escolar do estudante com cegueira no ensino fundamental; (b) O ensino de ciências na perspectiva inclusiva; e (c) Material didático acessível. Observou-se que a partir da compreensão dos fatores que levam à cegueira e sua classificação atual (CID-11), a educação precisa se adequar ao estudante e é, principalmente, através da utilização dos recursos táteis que essa adaptação se manifesta. Em relação ao ensino de ciências ficou claro, a necessidade de se apresentar o conhecimento científico para todos os estudantes, democratizando o acesso à educação científica e tecnológica. Desta forma, o uso de materiais táteis só tem à contribuir com o processo de apropriação do conhecimento científico por essa população. Conclui-se que a utilização de materiais táteis no ensino de ciências para estudantes com cegueira se constitui como alternativa importante para a implementação mais ativa dos processos de inclusão escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1542_TB177_21032024202804.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS Alexandre"
    "autor_email" => "luisalexandre@unifap.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108133
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ESTUDANTES COM CEGUEIRA – UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados à adaptação de materiais no ensino de ciências para estudantes com cegueira, nas séries finais do Ensino Fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação Especial, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIFAP. A pesquisa foi realizada no período de março à dezembro de 2023. Para isso foi realizado um levantamento de livros, artigos, teses e dissertações na área publicados entre os anos 1995 a 2020. Após a seleção dos textos foi aplicado o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Como resultado obteve-se a estruturação do texto nos seguintes tópicos: (a) Inclusão escolar do estudante com cegueira no ensino fundamental; (b) O ensino de ciências na perspectiva inclusiva; e (c) Material didático acessível. Observou-se que a partir da compreensão dos fatores que levam à cegueira e sua classificação atual (CID-11), a educação precisa se adequar ao estudante e é, principalmente, através da utilização dos recursos táteis que essa adaptação se manifesta. Em relação ao ensino de ciências ficou claro, a necessidade de se apresentar o conhecimento científico para todos os estudantes, democratizando o acesso à educação científica e tecnológica. Desta forma, o uso de materiais táteis só tem à contribuir com o processo de apropriação do conhecimento científico por essa população. Conclui-se que a utilização de materiais táteis no ensino de ciências para estudantes com cegueira se constitui como alternativa importante para a implementação mais ativa dos processos de inclusão escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1542_TB177_21032024202804.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS Alexandre"
    "autor_email" => "luisalexandre@unifap.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados à adaptação de materiais no ensino de ciências para estudantes com cegueira, nas séries finais do Ensino Fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação Especial, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIFAP. A pesquisa foi realizada no período de março à dezembro de 2023. Para isso foi realizado um levantamento de livros, artigos, teses e dissertações na área publicados entre os anos 1995 a 2020. Após a seleção dos textos foi aplicado o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Como resultado obteve-se a estruturação do texto nos seguintes tópicos: (a) Inclusão escolar do estudante com cegueira no ensino fundamental; (b) O ensino de ciências na perspectiva inclusiva; e (c) Material didático acessível. Observou-se que a partir da compreensão dos fatores que levam à cegueira e sua classificação atual (CID-11), a educação precisa se adequar ao estudante e é, principalmente, através da utilização dos recursos táteis que essa adaptação se manifesta. Em relação ao ensino de ciências ficou claro, a necessidade de se apresentar o conhecimento científico para todos os estudantes, democratizando o acesso à educação científica e tecnológica. Desta forma, o uso de materiais táteis só tem à contribuir com o processo de apropriação do conhecimento científico por essa população. Conclui-se que a utilização de materiais táteis no ensino de ciências para estudantes com cegueira se constitui como alternativa importante para a implementação mais ativa dos processos de inclusão escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.