Artigo CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-95-3

DESISTIR OU PERMANECER NA DOCÊNCIA? PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA REGIÃO DOS INHAMUNS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106182
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 5733
    "inscrito_id" => 16321
    "titulo" => "DESISTIR OU PERMANECER NA DOCÊNCIA? PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA REGIÃO DOS INHAMUNS"
    "resumo" => "O início da docência é uma etapa importante para o desenvolvimento profissional, este momento é marcado por dúvidas, tensões, expectativas e muitas descobertas. A forma como esse processo acontece é determinante para que o profissional em início de carreira assuma com entusiasmo ou não. O objetivo deste trabalho é identificar como as professoras egressas do curso de Pedagogia percebem o início da docência. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos a partir do envio e recebimento de um formulário, produzido na plataforma Google Forms. Para fundamentação teórica contamos com as contribuições de André (2018), Araújo (2019), Caldeira (2000), Ergolin (2014), Garcia (2010), Guarnieri (2005), Tardif (2002), Viana (2015) dentre outros teóricos que colaboraram com o nosso estudo. Os resultados indicam que a adaptação ao início da profissão é um grande desafio para o professor, que se sente frustrado com a realidade vista e vivenciada diariamente na escola. É nessa fase que o professor começa a construir sua identidade docente e passa a identificar-se ou não com a profissão. Nesse contexto, é indispensável que diante das dificuldades o docente mantenha uma visão crítica e reflexiva sobre a sua prática e o ambiente profissional que o cerca. A maneira como cada professor enxerga e passa pela primeira fase da carreira é diferente e única para cada sujeito."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID16321_TB5733_20072023092852.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA ARAÚJO MOTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA MOTA"
    "autor_email" => "paula.mota@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106182
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 5733
    "inscrito_id" => 16321
    "titulo" => "DESISTIR OU PERMANECER NA DOCÊNCIA? PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA REGIÃO DOS INHAMUNS"
    "resumo" => "O início da docência é uma etapa importante para o desenvolvimento profissional, este momento é marcado por dúvidas, tensões, expectativas e muitas descobertas. A forma como esse processo acontece é determinante para que o profissional em início de carreira assuma com entusiasmo ou não. O objetivo deste trabalho é identificar como as professoras egressas do curso de Pedagogia percebem o início da docência. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos a partir do envio e recebimento de um formulário, produzido na plataforma Google Forms. Para fundamentação teórica contamos com as contribuições de André (2018), Araújo (2019), Caldeira (2000), Ergolin (2014), Garcia (2010), Guarnieri (2005), Tardif (2002), Viana (2015) dentre outros teóricos que colaboraram com o nosso estudo. Os resultados indicam que a adaptação ao início da profissão é um grande desafio para o professor, que se sente frustrado com a realidade vista e vivenciada diariamente na escola. É nessa fase que o professor começa a construir sua identidade docente e passa a identificar-se ou não com a profissão. Nesse contexto, é indispensável que diante das dificuldades o docente mantenha uma visão crítica e reflexiva sobre a sua prática e o ambiente profissional que o cerca. A maneira como cada professor enxerga e passa pela primeira fase da carreira é diferente e única para cada sujeito."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID16321_TB5733_20072023092852.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA ARAÚJO MOTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA MOTA"
    "autor_email" => "paula.mota@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O início da docência é uma etapa importante para o desenvolvimento profissional, este momento é marcado por dúvidas, tensões, expectativas e muitas descobertas. A forma como esse processo acontece é determinante para que o profissional em início de carreira assuma com entusiasmo ou não. O objetivo deste trabalho é identificar como as professoras egressas do curso de Pedagogia percebem o início da docência. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos a partir do envio e recebimento de um formulário, produzido na plataforma Google Forms. Para fundamentação teórica contamos com as contribuições de André (2018), Araújo (2019), Caldeira (2000), Ergolin (2014), Garcia (2010), Guarnieri (2005), Tardif (2002), Viana (2015) dentre outros teóricos que colaboraram com o nosso estudo. Os resultados indicam que a adaptação ao início da profissão é um grande desafio para o professor, que se sente frustrado com a realidade vista e vivenciada diariamente na escola. É nessa fase que o professor começa a construir sua identidade docente e passa a identificar-se ou não com a profissão. Nesse contexto, é indispensável que diante das dificuldades o docente mantenha uma visão crítica e reflexiva sobre a sua prática e o ambiente profissional que o cerca. A maneira como cada professor enxerga e passa pela primeira fase da carreira é diferente e única para cada sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.