Artigo CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-87-8

EMPATIA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E REFLEXÕES EMPÍRICAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação Especial
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105839
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 6130
    "titulo" => "EMPATIA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E REFLEXÕES EMPÍRICAS"
    "resumo" => "A empatia é um construto amplamente estudado em diversas áreas e por muitos autores, levando em consideração todos os benefícios proporcionados pela sua promoção, como a redução de comportamentos agressivos e resolução de conflitos. No entanto, o foco dos estudos sobre a empatia ainda persiste no desenvolvimento típico, carecendo de trabalhos que abarquem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse estudo, as características do TEA foram descritas de acordo com a literatura pertinente e com os critérios estabelecidos pelos manuais diagnósticos, como, por exemplo, o comprometimento na interação social e padrões de comportamentos repetitivos e restritos. Trata-se de um artigo em formato teórico que teve como objetivo central discutir o desenvolvimento da empatia em pessoas com TEA, dividindo-se em três seções principais. Os resultados da revisão na literatura realizada sobre a relação entre empatia e o TEA revelaram dados controversos: enquanto que alguns estudos mencionam que as pessoas no espectro do autismo não têm empatia, as pesquisas mais recentes apontam evidências que há aspectos da empatia que podem estar intactos, como o componente afetivo, e outros podem estar comprometidos, como o componente cognitivo. Além disso, também existem alguns trabalhos que sugerem que o indivíduo autista pode ter um excesso de sensibilidade empática. Com base nesses resultados, esse trabalho proporcionou a ampliação do debate sobre a empatia para pessoas neurodivergentes, sendo necessário propor a realização de novos estudos que aprofundem essas e outras questões."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6130_TB641_05072023221329.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA"
    "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105839
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 6130
    "titulo" => "EMPATIA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E REFLEXÕES EMPÍRICAS"
    "resumo" => "A empatia é um construto amplamente estudado em diversas áreas e por muitos autores, levando em consideração todos os benefícios proporcionados pela sua promoção, como a redução de comportamentos agressivos e resolução de conflitos. No entanto, o foco dos estudos sobre a empatia ainda persiste no desenvolvimento típico, carecendo de trabalhos que abarquem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse estudo, as características do TEA foram descritas de acordo com a literatura pertinente e com os critérios estabelecidos pelos manuais diagnósticos, como, por exemplo, o comprometimento na interação social e padrões de comportamentos repetitivos e restritos. Trata-se de um artigo em formato teórico que teve como objetivo central discutir o desenvolvimento da empatia em pessoas com TEA, dividindo-se em três seções principais. Os resultados da revisão na literatura realizada sobre a relação entre empatia e o TEA revelaram dados controversos: enquanto que alguns estudos mencionam que as pessoas no espectro do autismo não têm empatia, as pesquisas mais recentes apontam evidências que há aspectos da empatia que podem estar intactos, como o componente afetivo, e outros podem estar comprometidos, como o componente cognitivo. Além disso, também existem alguns trabalhos que sugerem que o indivíduo autista pode ter um excesso de sensibilidade empática. Com base nesses resultados, esse trabalho proporcionou a ampliação do debate sobre a empatia para pessoas neurodivergentes, sendo necessário propor a realização de novos estudos que aprofundem essas e outras questões."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6130_TB641_05072023221329.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA"
    "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A empatia é um construto amplamente estudado em diversas áreas e por muitos autores, levando em consideração todos os benefícios proporcionados pela sua promoção, como a redução de comportamentos agressivos e resolução de conflitos. No entanto, o foco dos estudos sobre a empatia ainda persiste no desenvolvimento típico, carecendo de trabalhos que abarquem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse estudo, as características do TEA foram descritas de acordo com a literatura pertinente e com os critérios estabelecidos pelos manuais diagnósticos, como, por exemplo, o comprometimento na interação social e padrões de comportamentos repetitivos e restritos. Trata-se de um artigo em formato teórico que teve como objetivo central discutir o desenvolvimento da empatia em pessoas com TEA, dividindo-se em três seções principais. Os resultados da revisão na literatura realizada sobre a relação entre empatia e o TEA revelaram dados controversos: enquanto que alguns estudos mencionam que as pessoas no espectro do autismo não têm empatia, as pesquisas mais recentes apontam evidências que há aspectos da empatia que podem estar intactos, como o componente afetivo, e outros podem estar comprometidos, como o componente cognitivo. Além disso, também existem alguns trabalhos que sugerem que o indivíduo autista pode ter um excesso de sensibilidade empática. Com base nesses resultados, esse trabalho proporcionou a ampliação do debate sobre a empatia para pessoas neurodivergentes, sendo necessário propor a realização de novos estudos que aprofundem essas e outras questões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.