A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA MANUTENÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) URBANAS DO RIO POXIM EM ARACAJU/SE
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105731 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 8086 "inscrito_id" => 21554 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA MANUTENÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) URBANAS DO RIO POXIM EM ARACAJU/SE" "resumo" => "Incorporadas aos contextos sociais, econômicos e ambientais, as Áreas de Preservação Permanente (APP) são delimitadas pela Lei nº 12.651, datada em 25 de maio de 2012, com a função de preservar os recursos hídricos, a fauna e a flora, entre outros aspectos socioambientais da paisagem. Entretanto, para alcançar tais medidas que estimulam a preservação e proteção dos ambientes naturais, perfez-se uma trajetória a qual iniciou em 1934, através do Decreto Federal nº 23.793/34, com o primeiro Código Florestal (CF) Brasileiro. Desta forma, este artigo teve como objetivo geral analisar a importância de práticas de Educação Ambiental (EA) na manutenção das Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas do rio Poxim em Aracaju/SE. Foi utilizado o método estruturalista, através da utilização de indicadores do modelo de Pressão-Estado-Resposta (P-E-R), e os procedimentos metodológicos foram pesquisa e análise documental, de coleta de dados, visitas técnicas e sistematização de dados. Foi percebido que, com a evolução jurídica (e temporal) do CF Brasileiro, houve uma oportunidade de um maior monitoramento do meio ambiente, entretanto, ao analisar as APP do rio Poxim, notou-se que há diversas problemáticas em relação ao monitoramento, medidas protetivas e práticas da Educação Ambiental. Espera-se que este estudo possibilite atuar como referência na elaboração de medidas protetivas das Áreas de Preservação Permanente do rio Poxim em Aracaju/SE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21554_TB8086_03082023110319.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILTON DE JESUS COSTA" "autor_nome_curto" => "JAI COSTA" "autor_email" => "jaicosta.se@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105731 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 8086 "inscrito_id" => 21554 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA MANUTENÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) URBANAS DO RIO POXIM EM ARACAJU/SE" "resumo" => "Incorporadas aos contextos sociais, econômicos e ambientais, as Áreas de Preservação Permanente (APP) são delimitadas pela Lei nº 12.651, datada em 25 de maio de 2012, com a função de preservar os recursos hídricos, a fauna e a flora, entre outros aspectos socioambientais da paisagem. Entretanto, para alcançar tais medidas que estimulam a preservação e proteção dos ambientes naturais, perfez-se uma trajetória a qual iniciou em 1934, através do Decreto Federal nº 23.793/34, com o primeiro Código Florestal (CF) Brasileiro. Desta forma, este artigo teve como objetivo geral analisar a importância de práticas de Educação Ambiental (EA) na manutenção das Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas do rio Poxim em Aracaju/SE. Foi utilizado o método estruturalista, através da utilização de indicadores do modelo de Pressão-Estado-Resposta (P-E-R), e os procedimentos metodológicos foram pesquisa e análise documental, de coleta de dados, visitas técnicas e sistematização de dados. Foi percebido que, com a evolução jurídica (e temporal) do CF Brasileiro, houve uma oportunidade de um maior monitoramento do meio ambiente, entretanto, ao analisar as APP do rio Poxim, notou-se que há diversas problemáticas em relação ao monitoramento, medidas protetivas e práticas da Educação Ambiental. Espera-se que este estudo possibilite atuar como referência na elaboração de medidas protetivas das Áreas de Preservação Permanente do rio Poxim em Aracaju/SE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21554_TB8086_03082023110319.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILTON DE JESUS COSTA" "autor_nome_curto" => "JAI COSTA" "autor_email" => "jaicosta.se@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }