O PRESENTE E O AUSENTE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRAÇAS PÚBLICAS
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105709 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 3632 "inscrito_id" => 813 "titulo" => "O PRESENTE E O AUSENTE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRAÇAS PÚBLICAS" "resumo" => "A Educação Ambiental embora seja uma área relativamente jovem, tem e teve sua trajetória marcada por movimentos de grandes avanços e grandes retrocessos ou perdas no que se refere às políticas e discussão nos espaços educacionais. Da década de 60 até os dias atuais o campo dos estudos ambientais tem avançado em muitos aspectos e lutado contra a degradação ambiental, sempre buscando melhoria na qualidade de vida, assim como busca, em algumas correntes teórica da educação ambiental, a retomada da consciência de que o ser humano faz parte do mundo natural. Para Dias (2003) e Loureiro (2004) a Educação Ambiental é profundamente influenciada pelos princípios freirianos e marxistas de ‘dialogicidade’ e ‘dialeticidade’, efervescente o debate a partir da contradição, e promovendo a criticidade do indivíduo para que ele torne-se um ator ativo de transformações sociais. O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns trabalhos sobre a Educação Ambiental desenvolvida em praças públicas, atentando-se para as correntes e perspectivas presentes nos mesmos. É de fundamental importância que a Educação Ambiental faça relação entre o contexto social, econômico, político e histórico, a fim de melhorarmos a nossa formação enquanto cidadãos. Nessa perspectiva penso que a praça pública, como um elemento do cotidiano da maioria das pessoas, possa ser um ambiente que propricie mecanismos para que possamos refletir sobre as temáticas emergentes na sociedade, entre elas a temática socioambiental. Este é um trabalho de abordagem qualitativa e que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica por entender que essa pode oferecer subsídios para entender quais correntes ou perspectivas são trabalhadas nesses produções que discutem a Educação Ambiental nas praças públicas, como, trazer importante contribuição para a pesquisa que realizo no âmbito do mestrado em Educação PPGECI/UFRPE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID813_TB3632_14082023180729.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAN SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "IRAN" "autor_email" => "iranssilvabio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105709 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 3632 "inscrito_id" => 813 "titulo" => "O PRESENTE E O AUSENTE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRAÇAS PÚBLICAS" "resumo" => "A Educação Ambiental embora seja uma área relativamente jovem, tem e teve sua trajetória marcada por movimentos de grandes avanços e grandes retrocessos ou perdas no que se refere às políticas e discussão nos espaços educacionais. Da década de 60 até os dias atuais o campo dos estudos ambientais tem avançado em muitos aspectos e lutado contra a degradação ambiental, sempre buscando melhoria na qualidade de vida, assim como busca, em algumas correntes teórica da educação ambiental, a retomada da consciência de que o ser humano faz parte do mundo natural. Para Dias (2003) e Loureiro (2004) a Educação Ambiental é profundamente influenciada pelos princípios freirianos e marxistas de ‘dialogicidade’ e ‘dialeticidade’, efervescente o debate a partir da contradição, e promovendo a criticidade do indivíduo para que ele torne-se um ator ativo de transformações sociais. O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns trabalhos sobre a Educação Ambiental desenvolvida em praças públicas, atentando-se para as correntes e perspectivas presentes nos mesmos. É de fundamental importância que a Educação Ambiental faça relação entre o contexto social, econômico, político e histórico, a fim de melhorarmos a nossa formação enquanto cidadãos. Nessa perspectiva penso que a praça pública, como um elemento do cotidiano da maioria das pessoas, possa ser um ambiente que propricie mecanismos para que possamos refletir sobre as temáticas emergentes na sociedade, entre elas a temática socioambiental. Este é um trabalho de abordagem qualitativa e que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica por entender que essa pode oferecer subsídios para entender quais correntes ou perspectivas são trabalhadas nesses produções que discutem a Educação Ambiental nas praças públicas, como, trazer importante contribuição para a pesquisa que realizo no âmbito do mestrado em Educação PPGECI/UFRPE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID813_TB3632_14082023180729.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAN SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "IRAN" "autor_email" => "iranssilvabio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }