Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DA FALTA DE TDICS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97295
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3519
    "inscrito_id" => 9081
    "titulo" => "IMPACTOS DA FALTA DE TDICS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Diante de um mundo globalizado surgem diversas tecnologias que tentam acompanhar as mudanças ocorridas diariamente. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são um dos recursos em constante evolução, bem como o seu uso em salas de aula, promovendo maiores interações entre os conhecimentos ministrados e os discentes, sendo um recurso complementar ao auxílio do docente em seu planejamento e práticas pedagógicas. Porém, em uma realidade tão tecnológica, ainda existem ambientes escolares que não estão adaptados às mudanças. Assim, no presente artigo, objetivou-se analisar os principais impactos da falta de TIDCs e as suas implicações diante ao processo de ensino-aprendizagem no Novo Ensino Médio (NEM), especificamente na disciplina de Química. Este trabalho foi realizado a partir do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros - RN. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, tendo como instrumento o formulário direcionado aos docentes e aos discentes um questionário, cujo intuito é obter a opinião e percepção sobre suas realidades. Os resultados apontaram que os alunos conhecem alguns dos diversos recursos digitais como simuladores e jogos interativos, que podem ser utilizados em sala de aula. E, apesar do novo ensino médio enfatizar a implementação de mais recursos digitais, o mesmo não fornece meios adequados para sua execução, dificultando o seu uso. O que, consequentemente, interfere no ensino-aprendizagem dos alunos, pois os mesmos compreendem que o uso de TDICs podem tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas facilitando o aprendizado. Além disso, os docentes acreditam que os recursos tecnológicos facilitam na compreensão dos conteúdos de química, que são abstratos, tornando-se mais “concreto” o conhecimento diante de um acervo tão extenso de recursos tecnológicos, que podem ser utilizados em sala de aula e serem grandes aliadas do professor no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9081_TB3519_25052023235815.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUNIOR GUSTAVO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "juniorgustavv@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97295
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3519
    "inscrito_id" => 9081
    "titulo" => "IMPACTOS DA FALTA DE TDICS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Diante de um mundo globalizado surgem diversas tecnologias que tentam acompanhar as mudanças ocorridas diariamente. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são um dos recursos em constante evolução, bem como o seu uso em salas de aula, promovendo maiores interações entre os conhecimentos ministrados e os discentes, sendo um recurso complementar ao auxílio do docente em seu planejamento e práticas pedagógicas. Porém, em uma realidade tão tecnológica, ainda existem ambientes escolares que não estão adaptados às mudanças. Assim, no presente artigo, objetivou-se analisar os principais impactos da falta de TIDCs e as suas implicações diante ao processo de ensino-aprendizagem no Novo Ensino Médio (NEM), especificamente na disciplina de Química. Este trabalho foi realizado a partir do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros - RN. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, tendo como instrumento o formulário direcionado aos docentes e aos discentes um questionário, cujo intuito é obter a opinião e percepção sobre suas realidades. Os resultados apontaram que os alunos conhecem alguns dos diversos recursos digitais como simuladores e jogos interativos, que podem ser utilizados em sala de aula. E, apesar do novo ensino médio enfatizar a implementação de mais recursos digitais, o mesmo não fornece meios adequados para sua execução, dificultando o seu uso. O que, consequentemente, interfere no ensino-aprendizagem dos alunos, pois os mesmos compreendem que o uso de TDICs podem tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas facilitando o aprendizado. Além disso, os docentes acreditam que os recursos tecnológicos facilitam na compreensão dos conteúdos de química, que são abstratos, tornando-se mais “concreto” o conhecimento diante de um acervo tão extenso de recursos tecnológicos, que podem ser utilizados em sala de aula e serem grandes aliadas do professor no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9081_TB3519_25052023235815.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUNIOR GUSTAVO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "juniorgustavv@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diante de um mundo globalizado surgem diversas tecnologias que tentam acompanhar as mudanças ocorridas diariamente. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são um dos recursos em constante evolução, bem como o seu uso em salas de aula, promovendo maiores interações entre os conhecimentos ministrados e os discentes, sendo um recurso complementar ao auxílio do docente em seu planejamento e práticas pedagógicas. Porém, em uma realidade tão tecnológica, ainda existem ambientes escolares que não estão adaptados às mudanças. Assim, no presente artigo, objetivou-se analisar os principais impactos da falta de TIDCs e as suas implicações diante ao processo de ensino-aprendizagem no Novo Ensino Médio (NEM), especificamente na disciplina de Química. Este trabalho foi realizado a partir do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros - RN. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, tendo como instrumento o formulário direcionado aos docentes e aos discentes um questionário, cujo intuito é obter a opinião e percepção sobre suas realidades. Os resultados apontaram que os alunos conhecem alguns dos diversos recursos digitais como simuladores e jogos interativos, que podem ser utilizados em sala de aula. E, apesar do novo ensino médio enfatizar a implementação de mais recursos digitais, o mesmo não fornece meios adequados para sua execução, dificultando o seu uso. O que, consequentemente, interfere no ensino-aprendizagem dos alunos, pois os mesmos compreendem que o uso de TDICs podem tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas facilitando o aprendizado. Além disso, os docentes acreditam que os recursos tecnológicos facilitam na compreensão dos conteúdos de química, que são abstratos, tornando-se mais “concreto” o conhecimento diante de um acervo tão extenso de recursos tecnológicos, que podem ser utilizados em sala de aula e serem grandes aliadas do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.