Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA DIDÁTICA: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95789
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1505
    "inscrito_id" => 7837
    "titulo" => "MONITORIA DIDÁTICA: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a monitoria didática como instrumento de formação acadêmica e apresentar os resultados obtidos na seleção do edital n°04/2022 e n°04/2023, no IFMT – campus avançado Tangará da Serra- MT. As monitorias foram ofertadas aos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Manutenção, Suporte e Informática e Recursos Humanos, a partir de edital lançado anualmente. Deste modo, foram selecionados os discentes para o desenvolvimento em práticas pedagógicas que envolveram monitores(as), professores(as) e discentes participantes no desenvolvimento do projeto. A metodologia delineou-se na descrição a partir dos editais referentes aos anos 2022 e 2023, e das atividades desenvolvidas pelos membros executores de monitoria, mais especificamente as experiências didáticas em língua portuguesa. Para a fundamentação teórica considerou-se relevante o embasamento científico e reflexão crítica, realizado com levantamento bibliográfico a respeito da monitoria no âmbito acadêmico, referenciando Sá e Almeida (2019), Matoso (2014) e Matos (2013. Este projeto, além de consistir em um conjunto de atividades que intencionava melhorar o desempenho dos discentes possibilitou aos monitores(as) desenvolverem as habilidades didáticas, técnicas de elaboração de material e de organização para atender as demandas dos seus orientadores(as), com sugestões de ações pedagógicas para tentar suprir as dificuldades dos estudantes, possibilitando, assim a permanência nos cursos em que estavam matriculados. Simultaneamente, a todas as ações descritas, promoveu a relação interpessoal entre monitores, alunos e professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7837_TB1505_08122023071355.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL VIRGILIO RODRIGUES MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MIRANDA"
    "autor_email" => "d.miranda@estudante.ifmt."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95789
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1505
    "inscrito_id" => 7837
    "titulo" => "MONITORIA DIDÁTICA: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a monitoria didática como instrumento de formação acadêmica e apresentar os resultados obtidos na seleção do edital n°04/2022 e n°04/2023, no IFMT – campus avançado Tangará da Serra- MT. As monitorias foram ofertadas aos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Manutenção, Suporte e Informática e Recursos Humanos, a partir de edital lançado anualmente. Deste modo, foram selecionados os discentes para o desenvolvimento em práticas pedagógicas que envolveram monitores(as), professores(as) e discentes participantes no desenvolvimento do projeto. A metodologia delineou-se na descrição a partir dos editais referentes aos anos 2022 e 2023, e das atividades desenvolvidas pelos membros executores de monitoria, mais especificamente as experiências didáticas em língua portuguesa. Para a fundamentação teórica considerou-se relevante o embasamento científico e reflexão crítica, realizado com levantamento bibliográfico a respeito da monitoria no âmbito acadêmico, referenciando Sá e Almeida (2019), Matoso (2014) e Matos (2013. Este projeto, além de consistir em um conjunto de atividades que intencionava melhorar o desempenho dos discentes possibilitou aos monitores(as) desenvolverem as habilidades didáticas, técnicas de elaboração de material e de organização para atender as demandas dos seus orientadores(as), com sugestões de ações pedagógicas para tentar suprir as dificuldades dos estudantes, possibilitando, assim a permanência nos cursos em que estavam matriculados. Simultaneamente, a todas as ações descritas, promoveu a relação interpessoal entre monitores, alunos e professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7837_TB1505_08122023071355.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL VIRGILIO RODRIGUES MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MIRANDA"
    "autor_email" => "d.miranda@estudante.ifmt."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a monitoria didática como instrumento de formação acadêmica e apresentar os resultados obtidos na seleção do edital n°04/2022 e n°04/2023, no IFMT – campus avançado Tangará da Serra- MT. As monitorias foram ofertadas aos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Manutenção, Suporte e Informática e Recursos Humanos, a partir de edital lançado anualmente. Deste modo, foram selecionados os discentes para o desenvolvimento em práticas pedagógicas que envolveram monitores(as), professores(as) e discentes participantes no desenvolvimento do projeto. A metodologia delineou-se na descrição a partir dos editais referentes aos anos 2022 e 2023, e das atividades desenvolvidas pelos membros executores de monitoria, mais especificamente as experiências didáticas em língua portuguesa. Para a fundamentação teórica considerou-se relevante o embasamento científico e reflexão crítica, realizado com levantamento bibliográfico a respeito da monitoria no âmbito acadêmico, referenciando Sá e Almeida (2019), Matoso (2014) e Matos (2013. Este projeto, além de consistir em um conjunto de atividades que intencionava melhorar o desempenho dos discentes possibilitou aos monitores(as) desenvolverem as habilidades didáticas, técnicas de elaboração de material e de organização para atender as demandas dos seus orientadores(as), com sugestões de ações pedagógicas para tentar suprir as dificuldades dos estudantes, possibilitando, assim a permanência nos cursos em que estavam matriculados. Simultaneamente, a todas as ações descritas, promoveu a relação interpessoal entre monitores, alunos e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.