Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: LEITURA, FORMAÇÃO, CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9283
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 992
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "O trabalho com a linguagem constitui um dos alicerces básicos da educação infantil, tendo em vista seu valor para a formação do sujeito, para a interação com o próximo, na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensar. A leitura tem sido um instrumento importantíssimo no crescimento cognitivo e intelectual na formação do ser humano. A mesma é muito mais do que mera decodificação, é através dela que os estudantes aprendem a compreender e interpretar símbolos e ter uma visão de mundo mais crítica, além de ter o poder de despertar, em uma só pessoa, os mais variados sentimentos, bem como propiciar novas descobertas. Além disso, a leitura, muito mais que uma obrigação dos estudantes deve ser encarada como uma diversão e um instrumento de transformação da sociedade. A pesquisa visa apresentar o quanto o sonho de um mundo leitor pode ser concretizado nas escolas e, mais do que isso, tem a intenção de mostrar o quanto o ensino e o incentivo da leitura nas séries iniciais são de extrema importância para formar um cidadão crítico e ciente de suas necessidades, suscitando assim, a sua transformação e a do mundo. Esta pesquisa foi realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes no ano letivo de 2014, localizada no município de Picuí, PB, tendo como objetivo observar a didática utilizada pelo professor (a) em sala de aula para estimular a leitura em seus alunos e verificar o interesse dos mesmos. Palavras-Chave: Leitura. Estímulo. Formação. Conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_21_42_28_idinscrito_992_ceb365f804a622e66db4f0257ed88f6f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHIA DIESKA DE LIMA VASCONCELOS MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "CINTHIA DIESKA"
    "autor_email" => "cinthiadieska01@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9283
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 992
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "O trabalho com a linguagem constitui um dos alicerces básicos da educação infantil, tendo em vista seu valor para a formação do sujeito, para a interação com o próximo, na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensar. A leitura tem sido um instrumento importantíssimo no crescimento cognitivo e intelectual na formação do ser humano. A mesma é muito mais do que mera decodificação, é através dela que os estudantes aprendem a compreender e interpretar símbolos e ter uma visão de mundo mais crítica, além de ter o poder de despertar, em uma só pessoa, os mais variados sentimentos, bem como propiciar novas descobertas. Além disso, a leitura, muito mais que uma obrigação dos estudantes deve ser encarada como uma diversão e um instrumento de transformação da sociedade. A pesquisa visa apresentar o quanto o sonho de um mundo leitor pode ser concretizado nas escolas e, mais do que isso, tem a intenção de mostrar o quanto o ensino e o incentivo da leitura nas séries iniciais são de extrema importância para formar um cidadão crítico e ciente de suas necessidades, suscitando assim, a sua transformação e a do mundo. Esta pesquisa foi realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes no ano letivo de 2014, localizada no município de Picuí, PB, tendo como objetivo observar a didática utilizada pelo professor (a) em sala de aula para estimular a leitura em seus alunos e verificar o interesse dos mesmos. Palavras-Chave: Leitura. Estímulo. Formação. Conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_21_42_28_idinscrito_992_ceb365f804a622e66db4f0257ed88f6f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHIA DIESKA DE LIMA VASCONCELOS MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "CINTHIA DIESKA"
    "autor_email" => "cinthiadieska01@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O trabalho com a linguagem constitui um dos alicerces básicos da educação infantil, tendo em vista seu valor para a formação do sujeito, para a interação com o próximo, na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensar. A leitura tem sido um instrumento importantíssimo no crescimento cognitivo e intelectual na formação do ser humano. A mesma é muito mais do que mera decodificação, é através dela que os estudantes aprendem a compreender e interpretar símbolos e ter uma visão de mundo mais crítica, além de ter o poder de despertar, em uma só pessoa, os mais variados sentimentos, bem como propiciar novas descobertas. Além disso, a leitura, muito mais que uma obrigação dos estudantes deve ser encarada como uma diversão e um instrumento de transformação da sociedade. A pesquisa visa apresentar o quanto o sonho de um mundo leitor pode ser concretizado nas escolas e, mais do que isso, tem a intenção de mostrar o quanto o ensino e o incentivo da leitura nas séries iniciais são de extrema importância para formar um cidadão crítico e ciente de suas necessidades, suscitando assim, a sua transformação e a do mundo. Esta pesquisa foi realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes no ano letivo de 2014, localizada no município de Picuí, PB, tendo como objetivo observar a didática utilizada pelo professor (a) em sala de aula para estimular a leitura em seus alunos e verificar o interesse dos mesmos. Palavras-Chave: Leitura. Estímulo. Formação. Conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.